Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo aos domingos: de volta ao passado?

Momentum 1.117

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
28 de abril de 2025
no Artigos, Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 5 minutos
Varejo aos domingos: de volta ao passado?

A abertura de lojas aos domingos se transformou num problema para o varejo, apesar de todo o apelo e demanda por conveniência, tanto no mundo quanto no Brasil.

De forma mais ampla, isso tem a ver com o desinteresse pelo trabalho aos domingos, especialmente para as novas gerações, e pelo apelo e facilidades das vendas pelos canais digitais, o que amplia o problema da operação de lojas nesse dia.

No Brasil, o desafio está potencializado, pois os programas de auxílio ampliam o desinteresse pelo trabalho formal nesse e em outros dias, criando dificuldade para poder ter funcionários para atender os consumidores.

Esse quadro tem levado redes de varejo, em especial no segmento de valor e, no Brasil, em particular no atacarejo, a considerarem não abrir lojas nesse dia.

Alguns outros segmentos e formatos também têm discutido essa possibilidade, considerando a dificuldade de ter gente para atender os clientes.

Seria uma volta ao passado, quando não se abriam lojas aos domingos, o que colocava o Brasil na contramão do mundo, especialmente no cenário atual, que privilegia atender o cliente quando, onde e como ele quiser.

Importante lembrar que o setor de atacarejo tem crescido em termos de participação no total das vendas do setor alimentar, tendo evoluído de 15% a 20% em 2010, para 35% a 40% em 2020, 48,3% em 2023 e, agora, alcançando o patamar de 50% do total das vendas do setor.

Esse crescimento, em boa parte, tem sido resultado do aumento do número de lojas, que somam mais de 2.000 unidades. Só entre 2018 e 2023, foram abertas 880 lojas.

Nesse setor, onde o problema é mais dramático, perto de 20% dos clientes têm perfil de compradores profissionais ou revendedores, porém, suas compras representam cerca de 40% das vendas totais, por conta de compras médias em valores bem superiores. E esse perfil de cliente evita as compras aos domingos.

Mas a volta ao passado tem aspectos mais abrangentes.

O impasse, até o ano 2000, nas discussões entre os sindicatos dos empregados do comércio e dos empregadores do setor impedia a abertura das lojas aos domingos.

Uma ampla pesquisa realizada pela Gouvêa Inteligência naquele ano mostrou, de forma marcante, que os consumidores finais tinham clara preferência pela possibilidade de terem lojas abertas aos domingos, permitindo que comprassem com maior tempo, tranquilidade e possibilidades, desconcentrando as vendas que aconteciam no sábado.

Com os dados do estudo, representantes dos comerciários e empregadores acordaram sobre a abertura aos domingos, com uma série de regulamentos, incluindo a previsão em convenção coletiva.

Esses regulamentos, ao longo do tempo, foram se alterando e, em 2021, foi estabelecida uma lista de atividades autorizadas a funcionar aos domingos e feriados, sem a necessidade de negociações coletivas.

Porém, em 2023, no governo do presidente Lula, numa volta mais dramática ao passado e na contramão da necessária liberdade de atuação, foi estabelecido pela portaria 3665/2023, que o funcionamento do comércio aos domingos e feriados voltaria a depender de acordos coletivos entre empregados e empregadores negociados por seus sindicatos. E essa portaria entra em vigor em 1º de julho deste ano.

Na mesma linha e com consequências similares, ou ainda maiores, temos a proposta em discussão no Congresso, chamada de PEC 6×1, que propõe reduzir a jornada de trabalho no Brasil de 44 para 36 horas semanais, mantendo o limite de 8 horas diárias. Isso resultaria em uma semana de trabalho de 4 dias, com 3 dias de descanso, sem redução da remuneração, porém, com inevitável aumento de custos para as empresas.

O varejo aos domingos

Para a maioria dos segmentos, domingo é usualmente o melhor dia de venda do varejo por hora trabalhada. E o segundo melhor dia nas vendas gerais, depois do sábado.

A fundamental diferença entre o quadro atual e o passado é que, hoje, existe a opção do e-commerce e do social commerce, com consistente crescimento de participação, que colocam a oferta do mundo à disposição apenas com alguns cliques.

E que a redução da oferta de alternativas aos consumidores finais, com fechamento ou dificuldade de operar lojas levará à redução do número de empregos e renda gerados, transferindo vendas para outros canais e formatos.

Não existe mágica. Toda vez que se criam barreiras de qualquer natureza para atender os omniconsumidores é inevitável que outros segmentos, canais e formatos se beneficiem.

E a lógica, o bom senso e a experiência global indicam que o mercado deve ser soberano para fazer suas escolhas de acordo com o interesse específico e realidade de cada negócio.

A volta ao passado de regulamentações, redução artificial da jornada de trabalho e tentativa de revitalização de sindicatos, como se tem tentado em vários campos, é retrocesso com garantia de geração de problemas ainda maiores. Em particular quando o país precisa expandir negócios, crescer e gerar emprego e renda pela expansão do mercado —  e não com artificialismo.

Existe uma profunda transformação estrutural do emprego no mundo, precipitada pela tecnologia, pelo digital e exponenciada pela Inteligência Artificial. Querer voltar ao passado agride a inteligência natural.

Os consumidores querem, precisam e se tornaram muito mais empoderados, e qualquer forma de restringir ou inibir sua liberdade e alternativas de escolha é, de nascença, equivocada.

Setores e segmentos devem ter a liberdade de poder repensar modelos, oferta, custos e realidade para se adaptarem ao mercado em transformação.

Porém, tentar regulamentar com a visão da próxima eleição ou melhorar a popularidade é mais um retrocesso inaceitável.

Vale refletir.

Notas

  • De 14 a 22 de maio, estaremos em Missão Técnica organizada por Gouvêa Foodservice participando do NRA Show, em Chicago, o mais importante evento global do setor, com a delegação integrada com IFB e IDV. Mais informações podem ser acessadas por aqui.
  • No dia 26 de maio, a Mercado&Consumo, a Gouvêa Foodservice e a Gouvêa Experience vão realizar o Connection Foodservice Day – Pós NRA Show, evento de conteúdo e networking com as principais tendências do setor. Saiba tudo sobre o evento aqui.
  • No dia 27 de maio, teremos o Digitail, organizado pela Gouvêa Experience com apoio de Gouvêa Consulting. Um evento focado no setor de e-commerce, trazendo uma ampla e profunda discussão do momento e tendências e perspectivas desse setor no mundo e no Brasil. Conheça mais por aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Envato

Postagem anterior

Pague Menos aposta em reconhecimento facial para agilizar pagamentos

Próxima Postagem

Tania Bulhões inaugura primeira loja na Europa, no Le Bon Marché, em Paris

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump
Tecnologia

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram
Economia

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos
Meios de pagamento

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras
ESG

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano
Economia

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção
Economia

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi
Foodservice

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Tania Bulhões inaugura primeira loja na Europa, no Le Bon Marché

Tania Bulhões inaugura primeira loja na Europa, no Le Bon Marché, em Paris

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.