A Farmax, indústria de cosméticos e produtos de higiene pessoal, comprou a Sanavita, empresa de nutrição e suplementação alimentar, como colágeno e ácido hialurônico oral. O valor da aquisição não foi revelado.
Com sede em Piracicaba (SP), a Sanavita faturou R$ 80 milhões em 2022 e tem 55 produtos no catálogo. Além da fábrica, tem centro de pesquisas e estrutura própria de e-commerce na cidade.
A compra da Sanavita faz parte da estratégia de crescimento da Farmax estabelecida no fim de 2021, quando foi adquirida pela empresa de investimentos Vinci Partners. Foi a segunda transação do tipo anunciada pela Farmax neste ano. Em fevereiro, ela adquiriu a Negra Rosa, especializada em produtos de beleza e cuidados pessoais voltados para peles negras.
No ano passado, a Farmax cresceu de 32% para uma receita bruta de R$ 600 milhões. Para 2023, a empresa estima faturar R$ 750 milhões – sem considerar os números da Sanavita.
Segundo Ronaldo Ribeiro, CEO da Farmax, entre os principais fatores que os levaram à aquisição da Sanavita estão a sinergia entre as empresas e a consolidação da marca em um posicionamento nacional. “Estamos presentes agora em mais de 20 Estados e quase 95% das farmácias de todo o Brasil”, afirmou. “Apoiaremos a Sanavita na conexão com novos públicos, com os quais a Farmax já possui credibilidade e acesso.” Para ele, há ainda vantagem para a articulação a expertise da Sanavita nos canais verde e de e-commerce.
Ainda no primeiro semestre de 2023, a Farmax irá inaugurar a Farmax Distribuidora, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). “A distribuidora fortalecerá a expansão estratégica e geográfica da empresa, ampliando a capacidade de armazenamento e trazendo ganhos de produtividade”, diz Ribeiro. Segundo ele, outras oportunidades de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) estão em estudo para este ano.
Com informações de Estadão Conteúdo (Isabela Moya).
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