Pesquisa revela que 64% dos brasileiros já compraram produtos ‘desconhecidos’ com base em anúncios

Produtos eletrônicos lideram as compras feitas com base em anúncios que correspondem às preferências pessoais dos impactados

No primeiro trimestre de 2023, 64% dos brasileiros relataram que compraram produtos que viram pela primeira vez ao fazer compras no site de um varejista. Essa conclusão vem de uma pesquisa realizada pela Criteo, empresa de commerce media, com indivíduos que fazem compras online.

A pesquisa constatou que um quarto (25%) de todos os respondentes que fizeram essas compras não planejadas de produtos anteriormente desconhecidos compraram produtos eletrônicos (como telefones, TVs e computadores). Os produtos de beleza não ficaram muito atrás (17%), seguidos pelos eletrodomésticos ou ‘linha branca’ (14%), roupas (13%) e utilidades domésticas (como mesas, guarda-roupas e colchões) com 11%.

Os entrevistados da pesquisa observaram dois principais fatores motivadores que levaram a compras não planejadas anteriormente: ‘uma promoção anunciada’ (47%) e ‘o produto exibia as características que eu pretendia comprar’ (28%).

Além disso, 69% dos entrevistados disseram ter descoberto e comprado (seja online ou posteriormente em uma loja física) um novo produto como resultado direto de anúncios colocados na plataforma de um varejista online. Sabendo que os consumidores continuam voltando às compras pessoalmente, as marcas devem aproveitar uma estratégia omnichannel para atingir seu público com anúncios personalizados enquanto navegam na internet e nas lojas físicas. Isso lhes dará contato constante com sua base de clientes, construindo confiança e fidelidade à marca.

“À medida que a indústria começa a se afastar da inteligência de mercado gerada por cookies, estamos vendo uma grande oportunidade para os varejistas online já estabelecidos usarem seus dados first-party proprietários para gerar novos fluxos de receita por meio da venda de anúncios para marcas em suas plataformas de e-commerce. Para as marcas, retail media permitem aumentar a sua visibilidade na ‘prateleira digital’, como um ‘ponto de gôndola’ ou recurso especial de corredor numa loja física, reforçando o ponto de contato com o cliente”, afirma Tiago Cardoso, Managing Director para América Latina na Criteo.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

Redação

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