Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Reflexões do foodservice que podem impactar o geral do varejo

Momentum 1.017

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
28 de maio de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 5 minutos
Reflexões do foodservice que podem impactar o geral do varejo

A NRA Show, focada no mundo do foodservice, conceito que envolve tudo que é alimentação preparada fora do lar, é o maior dos eventos que acontecem em Chicago, cidade reconhecida como um dos maiores destinos de eventos nos Estados Unidos.

Na versão 2023, o 102º ano do evento, que terminou esta semana, foram registradas perto de 70 mil pessoas, 1800 expositores e uma delegação de brasileiros que somou cerca de 500 executivos, profissionais e dirigentes envolvendo fornecedores de produtos, serviços, equipamentos, logística, tecnologia e mais os principais operadores desse segmento no Brasil.

Foram realizadas visitas em paralelo à feira nos principais e mais inovadores conceitos deste segmento, complementados com encontros profissionais durante o período e uma intensa programação com a delegação coordenada pela Gouvêa Foodservice e com apoio da Mercado&Consumo, que permitiram uma visão ampla do momento, oportunidades e desafios deste segmento no mercado norte-americano e mais a análise de seus potenciais reflexos no Brasil.

O mercado norte-americano de foodservice tem diferenças significativas em relação ao do Brasil, devendo ser destacados pelo menos oito elementos mais relevantes:

1. A concentração de operações realizadas pelas grandes redes nacionais, formais e estruturadas é significativamente maior nos Estados Unidos e o mercado é muito mais competitivo. O espaço de lojas de varejo, sem falar do e-commerce, naquele mercado é de 5,1 metros quadrados por habitante (dado de 2021). Esse mesmo número no Brasil é de 1,5 metro quadrado por habitante;

2. As diferenças nas formas de acesso. Do todo do consumo de foodservice nos EUA, 22% acontece nas lojas de foodservice (on-premise), 42% é levado (carry-out), 29% é via drive-thru e 7% via delivery;

3. Uma parcela de 45% de todas as lojas de varejo nos EUA está nos diferentes formatos de centros comerciais planejados (shoppings centers, malls, strip centers, outlets, etc) muito superior à realidade no Brasil que, no mesmo conceito, pode ser estimada em até 15%;

4. O custo de mão de obra, maior item na estrutura de custos do varejo norte americano, já era muito superior ao brasileiro e se agravou nos últimos anos pela falta de interesse de trabalho nos setores de varejo e hospitalidade, incluindo bares, fast food, restaurantes, hotéis e similares;

5. A concentração, a organização e a formalidade no fornecimento de produtos e insumos nos Estados Unidos no setor de foodservice é significativamente maior em comparação com o Brasil;

6. O setor de foodservice nos Estados Unidos também está mais concentrado nas redes especializadas e formais quando comparamos com a realidade brasileira, onde esses operadores representam apenas 29% do total do setor de foodservice;

7. Perto de 39 milhões de trabalhadores norte-americanos estão atualmente trabalhando, total ou parcialmente, em suas casas, número que chegou a 81 milhões durante a pandemia. Esse fato trouxe relevante alteração na geografia do potencial de consumo naquele mercado. E nessa mudança, da geografia de consumo, temos uma realidade similar no Brasil, ainda que com outros números e com uma distribuição geográfica muito diversa;

8. Os setores de supermercados, conveniência, supercenters e drugstores nos EUA está muito mais avançado no entendimento da transformação dos hábitos de alimentação com o aumento da participação do foodservice no total dos gastos com alimentação e tem atuado de forma mais decisiva nessa frente com aumento e diversificação da oferta.

No próximo final de semana, no ‘Connection Foodservice pós-NRA Show 2023’, as principais conclusões do que foi observado e discutido com o grupo serão aprofundadas e ampliadas para gerar revisões estratégicas e potenciais ações operacionais nos negócios por aqui.

Mas alguns temas devem ser destacados no conjunto do que foi aprendido e devem estar presentes no ‘extrato da síntese’ do que é relevante para ser considerado, tanto no foodservice, quanto no varejo no geral.

1. Falta de Mão de Obra é o tema que mais inspira preocupações e gera transformações estruturais e operacionais;

2. A inflação, ainda que decrescente, continua e continuará impactando comportamentos no lado da demanda e com reflexos na oferta de produtos e serviços;

3. Existe um agravamento do quadro competitivo entre os operadores de foodservice por conta de um consumidor mais informado, discriminante e com maior ênfase em ‘valor’ em seu processo de compra e, ao mesmo tempo, pela pressão de custos na mão de obra e nos insumos;

4. A recuperação do mercado de foodservice no pós-pandemia gerou desalinhamentos em relação ao quadro anterior e tem impactos na geografia, nos locais e momentos de consumo, nas preferências por categorias de produtos e na logística e nos fluxos da demanda, especialmente nos dias da semana e no ‘day part’, ou seja, na distribuição do consumo ao longo do dia, considerando café da manhã, almoço, jantar e lanches da manhã e da tarde;

5. A Experiência também no foodservice teve sua importância potencializada em todas as suas dimensões: produtos, sabores, cores, olfato, local, tecnologia, design, pessoas, relacionamento, comunicação e digital;

6. A tecnologia aplicada ao foodservice cresceu muito mais em importância como elemento decisivo em busca de um novo equilíbrio para as questões dos custos mais elevados, carência de mão de obra, racionalização operacional, conveniência e experiência;

7. O avanço do digital em todas as suas possibilidades cresceu de importância nesse período (e assim deve permanecer e talvez até ainda crescer) e se tornou mais relevante para todas as alternativas de consumo dentro e fora das lojas;

8. Todas as questões que envolvem pessoas – público interno e externo – se tornaram ainda mais críticas por conta de comportamentos alterados nos processos recentes que envolveram a pandemia, mas também pela evolução natural e potencializada das expectativas e comportamentos de funcionários e consumidores.
Ainda que o foco de análise tenha ocorrido por conta das questões envolvendo o setor de foodservice, como se observa, podem e devem ser também entendidas e repensadas para todos os demais setores, formatos, categorias e canais do varejo em geral.

Vale a reflexão.

Notas
1. Os dados aqui apresentados são baseados em estudos apresentados e discutidos durante a programação NRA 2023 e têm como fonte Circana, McMillan-Doolitle, IFB – Instituto Food Service Brasil, Gouvêa Foodservice, Gouvêa Malls e Mosaiclab;
2. Esses elementos que impactam o varejo e o foodservice serão apresentados e debatidos para os mais diferentes canais, categorias, formatos e modelos de negócios no Latam Retail Show, em São Paulo, de 19 a 21 de setembro, tendo como tema central ‘Back to the Future’.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.

*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Smartphones e Smart TVs são os eletrônicos mais comprados pelos brasileiros

Próxima Postagem

Brasileiros consomem 25 mil hambúrgueres por dia

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
hAMBÚRGUERES

Brasileiros consomem 25 mil hambúrgueres por dia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.