Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Falta de produtos nas prateleiras cresce em maio, enquanto preço do arroz dispara

Indicador de ruptura da Neogrid mostra que a indisponibilidade de itens cresceu 13,4%

Redação de Redação
28 de junho de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Falta de produtos nas prateleiras cresce em maio, enquanto preço do arroz dispara

Falta de produtos nas prateleiras do supermercado e alta nos preços do arroz e do café foram alguns dos desafios que o consumidor brasileiro teve de lidar no mês de maio. Após um mês de estabilidade, o Índice de Ruptura da Neogrid, indicador que mede a indisponibilidade de itens nas gôndolas dos supermercados brasileiros, voltou a registrar aumento e chegou a 13,4% em maio. No período, o arroz foi o item com destaque em variação de ruptura, chegando a 9,7% nos mercados no Brasil — o mês anterior (abril) registrou índice de 7,6% de ruptura.

De todos os itens analisados, as maiores variações de ruptura entre abril e maio ocorreram com arroz (de 7,6% para 9,7%), detergente (de 7,9% para 8,8%), café (de 8,1% para 8,8%), manteiga (de 7,6% para 8,1%) e margarina (de 5,6% para 6,8%). Já o feijão manteve o mesmo índice de ruptura nas prateleiras, de 8,7%, mas chamou a atenção para o incremento de quase 20% em suas vendas em maio sobre o mês anterior.

Arroz

Com as notícias sobre a possibilidade de falta de arroz no mercado brasileiro e a consequente elevação dos preços desse item, consumidores adquiriram volumes além do fluxo habitual, nas chamadas “compras de pânico”, causadas pela possibilidade da falta do produto, em função das enchentes no Rio Grande do Sul.

“Parte da população comprou mais e estocou em casa. A atitude provocou aumento da ruptura do produto devido tanto à demanda ter crescido quanto à demora para o reabastecimento”, explica Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, responsável por cerca de 70% da fabricação em maio deste ano. A importância do item e os problemas climáticos no estado justificam o aumento de 6% do preço em maio, quando o valor do quilo alcançou R$ 7,05 contra R$ 6,65 em abril, de acordo com dados da Horus, marca Neogrid.

Café

“Além do arroz, o preço do café permanece em alta em função da baixa disponibilidade do produto, que está relacionada a fatores climáticos que impactaram negativamente a safra, bem como à valorização da commodity no mercado internacional. O crescimento no custo aparece após certa estabilidade entre março e abril”, afirma Anna Fercher, head de Customer Success e Insights da Neogrid.

Na ruptura, o café segue a mesma tendência de alta registrada desde fevereiro deste ano, quando saiu de 7,4% e atingiu 8,8% em maio — é o maior valor desde janeiro de 2024.

Detergente

Outro aumento acentuado verificado em maio está no detergente, que registrou preços 4,67% maiores pelo litro. A alta partiu de R$ 4,71 em abril e chegou a R$ 4,93 em maio.

Segundo o gráfico da Neogrid, o custo para o consumidor voltou a se aproximar do patamar verificado em dezembro de 2023.

Feijão

“A redução do preço do feijão está relacionada a uma série de estratégias adotadas pelo governo, em meados de março, para empurrar o preço de alguns alimentos para baixo”, diz Fercher. Conforme a executiva, outro ponto positivo é a estabilidade no índice de ruptura para o item — o mesmo registrado em abril ao marcar 8,7%.

“Comparando com 2023, estamos em um patamar muito mais confortável. Em maio do ano passado, por exemplo, o feijão apresentou 14,4% de ruptura e, em um ano, a queda na ausência do produto nas prateleiras totalizou 39,58%”, conclui Fercher.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

BB Investimentos inicia cobertura da Eletrobras com recomendação de compra

Próxima Postagem

Febraban Tech 2024: perspectivas e desafios da regulamentação das apostas no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária
Economia

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios
Economia

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Haddad quer evitar assédio das bets na TV e Lula pode vedar Bolsa Família em apostas online

Febraban Tech 2024: perspectivas e desafios da regulamentação das apostas no Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.