Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Amazon + One Medical: o futuro do varejo não está no varejo

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
28 de julho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Há uma corrida pelo mercado de saúde e medicamentos nos Estados Unidos. E seus protagonistas não poderiam deixar de ser as maiores varejistas do mundo.

O mercado de saúde tem papel-chave para os ecossistemas de negócio, por sua relevância no dispêndio das famílias, alta frequência, fidelização e potencial de integração com outros segmentos e serviços.

One Medical + Amazon

A Amazon há anos vem montando seus serviços de saúde integrado ao seu ecossistema, com a aquisição de empresas do setor, como a Pillpack em 2018 (venda online de medicamentos prescritos), e o desenvolvimento de iniciativas próprias, como a Amazon Care (plano de saúde desenvolvido internamente inicialmente para atender os colaboradores da Amazon e que se abriu para prestar serviço para outras empresas também).

O último movimento da companhia foi no final de 2022, quando a maior varejista do mundo em valor de mercado fez a 3ª maior aquisição da sua história, ficando atrás apenas da compra do Whole Foods e da MGM. A operação, no valor de USD 3,9 bilhões, foi para fazer a aquisição da One Medical, uma healthtech.

A One Medical é uma empresa que se denomina como uma prestadora de serviços de cuidados primários (atendimentos de menor complexidade), empoderada por tecnologia, com modelo de negócio baseado em assinatura e com consultas que podem ser remotas ou presenciais (atendem em 12 estados dos EUA).

Fundada em 2007 e com sede em São Francisco, a One Medical abriu capital em 2020, ocasião em que levantou US$ 245 milhões, que, por consequência, lhe deu um valuation na época de US$ 1,7 billhões.

Eles buscam se posicionar como uma empresa que foca na experiência do usuário, proporcionando uma experiência digital fluida e com atendimento médico rápido e de qualidade. Outro importante componente do seu modelo de negócio é a prestação de assistência médica B2B, para que suas empresas-clientes ofereçam seguro saúde para seus colaboradores.

A empresa já possui 767.000 assinantes e entende que estar dentro do ecossistema Amazon pode alavancar seu crescimento, além de buscar novas fontes de receita e uma experiência mais completa integrando-se aos serviços da Amazon. Lembrando, que em 2022 já eram impressionantes 148 milhões de assinantes do seu programa Prime e que podem (e serão) mobilizados para assinarem os serviços da One Medical.

Como consequência da integração, as soluções da One Medical serão incluídas com o atual e futuro portfólio de serviços de saúde da Amazon como a Pillpack, empresa de venda de medicamentos prescritos e de OTC online. Conjuntamente, se valerão da infraestrutura, tecnologia e logística da Amazon para gerar uma proposta de valor ainda mais interessante aos seus consumidores.

A divisão de varejo da Amazon, por sua vez, vê na One Medical uma importante e necessária expansão e diversificação dos negócios, uma vez que a sua penetração nos mercados-chave (e-commecer) já é altíssima e há pouco espaço para ganhar market share, bem como a integração dos dados parte a parte contribuirá ainda mais para amarrar o consumidor no ecossistema da empresa.

Impactos

A Amazon não é o único ecossistema de varejo a investir pesado nesse mercado. Walmart nos EUA; Ping An, Tencent, Alibaba, na China; Sonae, em Portugal, entre muitos outros também apostam há anos no desenvolvimento de negócios nesse segmento.

No Brasil, os principais movimentos nesse sentido são o desenvolvimento de ecossistemas verticalizados liderados por empresas que já atuam nesse mercado, como RaiaDrogasil, DPSP, Panvel, Pague Menos, Dasa entre outros.

Porém, ainda não temos iniciativas relevantes de integrações com ecossistemas de outros segmentos, o que chamamos na Gouvêa Ecosystem de Meta Ecossistemas, mas antevemos que esse movimento será inexorável. No futuro, teremos a colaboração, integração e fusão de ecossistemas de diferentes segmentos, ofertando serviços integrados, fluídos e cobrindo as mais diferentes necessidades dos consumidores em todas as áreas da sua vida.

O futuro do varejo não está no varejo, mas sim na exploração dos seus ativos para alavancagem de negócios em múltiplos segmentos.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock e Reprodução

Postagem anterior

Médias empresas: por que ninguém fala delas?

Próxima Postagem

Celso Athayde: “Favela é um lugar de potência, não de carência”

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Athayde

Celso Athayde: “Favela é um lugar de potência, não de carência”

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.