O atual cenário e o futuro dos shopping centers estiveram em pauta durante o Latam Retail Show, mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista, que acontece até quinta-feira, dia 30, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne importantes líderes, que, juntos, discutem como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo.
O tema foi debatido por Gustavo Fagundes, COO da Dufry; Mario Thurler, sócio da MEC Malls; Sérgio Zukov, diretor regional de Operações da rede de shoppings Iguatemi; e Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls, empresa do grupo GS& Gouvêa de Souza, organizador do evento.
De acordo com Marinho, os modelos de negócio do varejo brasileiro estão sendo alterados, e os varejistas precisam acompanhar essas tendências. “É preciso definir para onde eles querem ir ou, melhor ainda, para onde o seu consumidor, que é o rei, está indo. Os outlets estão crescendo pelo país, e a multipolarização deve orientar os varejistas na busca pela expansão”, diz.
Os shoppings passam por um momento de transformação, de transição, deixando de ser um centro de compras, como originalmente foram concebidos, e passando a ser um local de serviços e entretenimento, de solução de problemas e, claro, também de compras. “No futuro, os shoppings serão um showroom de marcas. As pessoas passarão a comprar no ambiente on-line, inspiradas pela experiência que tiveram no espaço físico. Outras lojas deverão se comportar como centros de distribuição, onde as pessoas também podem comprar coisas. As lojas vão deixar de ser um espaço físico no qual a gente estoca produtos e as pessoas vão lá para se abastecer. Este conceito de armazém é totalmente anacrônico. O shopping não terá mais, em sua maioria, lojas com este conceito, de ir lá para se abastecer de produtos e levar para casa”, explica Marinho.
O Latam Retail Show acontecerá até 30 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne importantes líderes, que, juntos, discutirão como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo. Neste ano, a temática central é “As transformações do ecossistema de negócios com resultados” e abordará todas as mudanças pelas quais a cadeia de negócios vem passando, a evolução no perfil do consumidor e a necessidade em haver um equilíbrio nas relações tanto no varejo quanto na indústria, shopping centers, e-commerce, foodservice, franquias e em diversas outras áreas.
Dividido em congresso e exposição, o Latam Retail Show começou como Fórum Latino-americano do Varejo, por 18 anos, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. “Este é um evento para todos os perfis de varejistas, pois congrega conteúdo de altíssima qualidade, com a excelência com que é realizado e cria oportunidades para a relação de negócios. O Latam Retail Show é formado por tomadores de decisão, onde concorrente não é concorrente”, afirma Marcelo Toledo, CEO da GS&MD, empresa do grupo GS& Gouvêa de Souza, organizador do evento.