Mercadão dos Óculos aposta em transformação digital das franqueadas e dobra de tamanho

Das 317 franquias abertas desde março, 40% foram em municípios com até 30 mil habitantes

Mercadão dos Óculos aposta em transformação digital das franqueadas e dobra de tamanho

Rede de franquias fundada em São José do Rio Preto (SP), que hoje conta com mais de 550 unidades, a Mercadão dos Óculos dobrou de tamanho na pandemia. Depoi de fechar 2019 com 237 lojas, passando a figurar no ranking das 50 maiores franquias do Brasil, de março de 2020 para cá, a rede comercializou 317 franquias, sendo 40% para municípios com até 30 mil habitantes. Destas, 80% foram compradas por multifranqueados, ou seja, quem já têm outra unidade da rede.

“Muitos franqueados de primeira viagem perceberam o potencial do negócio logo no primeiro mês de inauguração, quando faturaram acima do esperado”, comenta Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos. “No mês seguinte, ou poucos depois, já investiam em uma nova unidade para garantir o ponto da região”, completa. Atualmente, 53% das franquias da rede pertencem a multifranqueados.

O investimento para a aquisição de uma franquia do Mercadão dos Óculos é de R$ 150 mil, com prazo de retorno entre 18 e 24 meses. Somente no primeiro semestre de 2021 foram inauguradas 70 novas unidades. Em agosto foram mais 11 aberturas, em cidades como Chopinzinho (PR), Porto Ferreira (SP) e Santana (AP).

Transformação digital

De março de 2020 a março de 2021, o faturamento cresceu 15% com ajuda de investimentos em transformação digital. As novidades incluem uma ferramenta de venda e gestão batizada de Microvix Vision. A solução atua como um ERP de ponto de venda,  preparando para a digitalização das lojas físicas e já automatizando 87% das franquias.

Na prática, tudo funciona por meio de um tablet. Durante a compra o vendedor apresenta para o cliente demonstrações interativas que simulam o efeito de lentes progressivas, antirreflexo e polarizadas, além de calcular proporções e medidas. “A venda fica mais didática, o cliente entende mais sobre o assunto e se sente mais confortável para investir em um produto de melhor qualidade”, destaca Fabio Nadruz, diretor de operações da rede.

Imagem: Divulgação

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