Mas 68% ainda não participa de nenhum programa
Os dados são da pesquisa Opinião dos Consumidores sobre Programas de Fidelidade, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC). E 84% dos consumidores que aderiram a programas compram frequentemente nas empresas onde são cadastrados.
Segmentos que mais fidelizam:
- 67% valorizam programas de redes de supermercados;
- 56% de farmácias e drogarias;
- 23% de grandes magazines
- 17% de restaurantes
- 15% de companhias aéreas
Tipos de programas
O estudo também apontou a existência de basicamente cinco tipos de programas de fidelidades, são eles:
- Programas de coalisão, administradores de variadas plataformas baseadas em pontos obtidos nas compras em rede credenciada.
- Programas de fidelidade baseado em descontos diretos.
- Programas de fidelidade baseado em gratificação surpresa e bonificação de produtos/serviços.
- Programa de fidelidade baseado em grupos de alto potencial de consumo dos produtos ou serviços.
- Programa de fidelidade baseado em benefícios diversos ou dinheiro de volta.
A pesquisa entrevistou 1.250 consumidores entrevistados presencialmente, via web ou por telefone das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande, Goiânia, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Distrito Federal e Cuiabá, em uma parceria com o Instituto Axxus e a Unicamp.