Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Cafeterias se transformam em espaços de conexão e novas experiências

Cristina Souza de Cristina Souza
29 de abril de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Cafeterias se transformam em espaços de conexão e novas experiências

Dia 5 de maio de 2023 se tornou uma data histórica. Nesse dia, por meio do comunicado apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi estabelecido o fim da pandemia, após três anos e três meses desde a adoção da emergência global, em janeiro de 2020.

A pandemia foi encerrada, e com o retorno às atividades presenciais de forma cada vez mais intensa nos últimos dois anos, os brasileiros passaram a buscar experiências presenciais acolhedoras e especiais.

Os recursos estão direcionados para momentos de celebração, como indicou a pesquisa realizada pela Abrasel/Sebrae em 2023, em que 76,6% das pessoas responderam que buscavam um estabelecimento de alimentação fora do lar para um momento de festa ou celebração.

Além disso, no primeiro quadrimestre de 2025, como indica pesquisa Crest, desenvolvida pela Mosaiclab, canais que entregam mais experiência, como hotéis, restaurantes fine dining e casual dining, tiveram um crescimento de tráfego de 59% em hotéis, seguida por 11 e 9%, respectivamente, nos demais canais citados.

Somado ao desejo de apreciar ambientes aconchegantes, como cafeterias, existe um comportamento do jovem da geração Z que, em comparação com gerações anteriores, tem demonstrado uma tendência a consumir menos álcool. Esse fenômeno pode ser explicado por diversos fatores, como a maior conscientização sobre os efeitos negativos do álcool, o aumento da procura por estilos de vida mais saudáveis (como menos madrugadas sem dormir) e a influência das redes sociais.

Esse comportamento dos jovens tem impulsionado um movimento de festas e celebrações em cafeterias, gerando uma transformação no uso desses espaços.

As cafeterias deixam de ser apenas pontos de consumo de café para se tornarem locais de encontros, festas temáticas, festas de aniversário, chás de bebê, noivados, eventos corporativos, lançamentos de produtos, entre outros. Alguns estabelecimentos investem até em decoração, cardápios especiais, menus degustação e ativações para pequenos grupos.

Nos EUA, Europa e Ásia, as cafeterias ocupam são chamadas de “Third Place”, pois, além de casa e trabalho, a cafeteria é um lugar para se reunir, socializar e celebrar pequenas e médias ocasiões. Claro que temos lugares com essa característica no Brasil, mas, é mais do que passar horas trabalhando em uma cafeteria: é realmente se sentir à vontade nesse espaço.

Voltando às festas em cafeterias, em cidades como Londres, Nova York e Seul, existe um aumento de eventos de networking, clubes do livro, noites de jogos e workshops em cafeterias. Porém, o que realmente tem chamado a atenção é o formato fluido e divertido, com DJ´s, música, drinks (sem álcool) que entregam SMOJ (Small Moments of Joy) – pequenos momentos de alegria para essa moçada.

As cafeterias são pequenas, não dá para ficar horas por lá em uma festa; então é realmente algo para fazer a diferença para alegrar o seu dia. Tudo é registrado pelos animados participantes e vai para as mídias sociais, seja no TikTok ou no Instagram, e essa tendência ganha corações e adesões globalmente.

A grande oportunidade está em criar memórias afetivas nesses eventos fidelizando clientes e gerando novas oportunidades de consumo.

Compreender movimentos globais, entender o seu consumidor, sua evolução e desejos são fundamentais para o sucesso do negócio.

Se o cliente só vai ao seu estabelecimento quando quer celebrar, não espere pelo próximo aniversário dele: crie um SMOJ que irá tornar o dia dele único e aumentar a relação de proximidade com o seu negócio.

A grande oportunidade está em criar memórias afetivas nesses eventos, fidelizando clientes e gerando novas oportunidades de consumo. Conte conosco!

Notas:

  • De 14 a 20 de maio, estaremos em Chicago, com nossa delegação, na National Restaurant Show 2025, onde participaremos do Brasil, destacando esse tema.
  • No dia 26 de maio, faremos o Connection Foodservice Day, com todos os aprendizados vivenciados nesse, que é o maior evento de foodservice das Américas. Ainda dá tempo. Inscreva-se.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Freepik

Postagem anterior

E-commerce brasileiro movimenta uma entrega a cada 7 segundos

Próxima Postagem

Com R$ 600 mi de impacto, Lady Gaga deve superar Madonna e impulsionar comércio no Rio

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Show de Lady Gaga no Rio deve superar o de Madonna, com impacto de R$ 600 milhões

Com R$ 600 mi de impacto, Lady Gaga deve superar Madonna e impulsionar comércio no Rio

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.