Inflação e retomada dos clientes seguem como os principais desafios do foodservice em 2022

Para driblar o aumento de custos, 62% dos bares e restaurantes fizeram alterações no cardápio

A inflação continua sendo um entrave para a retomada do setor de foodservice, apesar da volta ao atendimento presencial e a retomada do faturamento:  68% dos empresários do setor consideram o aumento de custos dos alimentos o principal desafio para os negócios em 2022, segundo dados da nova pesquisa da série covid-19, realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), pela Galunion e pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB).

Para driblar o aumento de custos, 62% dos bares e restaurantes fizeram alterações no menu por problemas de abastecimento ou inflação nos últimos três meses de 2022. Outros 63% têm focado em reduzir desperdícios e 57% têm comprado de novos fornecedores para continuar tendo rentabilidade.

O levantamento aponta que 67% dos entrevistados testaram novas marcas de fornecedores nos últimos três meses, sendo 73% desses motivados pela oferta de melhores preços e 40% por problemas de abastecimento do fornecedor anterior.

“Tem sido um desafio imenso lidar com a inflação de alimentos. Sem poder repassar esses custos, as empresas penalizam margens, que por vezes estavam justas e comprometidas com o passivo da pandemia”, afirma Fernando Blower, diretor-executivo da ANR.

Outro desafio apontado por 53% dos entrevistados é atrair clientes e manter ou crescer as vendas. A quantidade de consumidores que estão retomando os seus hábitos de consumo vem aumentando de forma gradual, o que leva a ter expectativas positivas nesta questão.

“Um ponto significativo é a atenção ao foodservice nos canais digitais e na qualidade das operações de delivery. A pandemia acelerou essa tendência e agora os operadores devem estar mais atentos a esse desafio”, afirma Rogério Barreira, presidente do IFB.

Outros desafios

Outro entrave evidenciado pela pesquisa foi a contratação e retenção de colaboradores em bares e restaurantes. Segundo os dados, 55% estão com dificuldade em encontrar e reter colaboradores, e a melhor forma indicada para descobrir novos talentos é por indicação dos atuais, que já atuam no estabelecimento. Para tornar as vagas mais atrativas, 31% utilizam premiações por metas atingidas como forma de retenção de bons colaboradores.

Entre os temas importantes para o futuro, Simone Galante, CEO da Galunion, destaca a personalização e customização, ESG e o Q-Commerce.  “Para 33%, a personalização e customização por meio de plataformas que integram dados dos clientes às ações de ativação, geram mais praticidade, agilidade e assertividade ao negócio. E para facilitar ainda mais a jornada de compra do cliente, o Q-Commerce aparece como alternativa para 28%, buscando novas formas de comprar e vender com mais agilidade e rapidez”, afirma Simone.

Retomada

Das 598 empresas independentes e 232 redes ouvidas no levantamento, 57% disseram estar com faturamento superior em relação ao primeiro semestre de 2021. Entre os restaurantes com mais de 10 anos no mercado, 70% tiveram um faturamento superior ao primeiro semestre de 2021 e 70% devem fechar o primeiro semestre com lucro. Por outro lado, 37% ainda estão com dívidas e atrasos de pagamento, enquanto 78% dessa faixa acreditam que todas serão quitadas em até dois anos.

Imagem: Shutterstock

Redação

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