Cash App, Shein, Tubi, McDonald’s e News Break são os aplicativos mais reconhecidos e instalados por usuários no mundo, segundo o estudo BRAG (Brand Relative App Growth ou Crescimento de Aplicativos Relativo a Marcas).
Realizado pela Digital Turbine, plataforma independente de crescimento mobile, e a Apptopia, especializada em inteligência competitiva em tempo real, o estudo tem como objetivo revelar as tendências de marketing nas principais categorias de aplicativos móveis, além de insights sobre táticas eficazes de aquisição de usuários.
Segundo o relatório, em um mundo pós consolidação de regras de privacidade, há uma necessidade crescente de entender a arte da construção da marca, além da aquisição de usuários. O levantamento analisa uma combinação de rastreamento de desempenho da marca e métricas profundas de desempenho dos apps.
“Os melhores profissionais de marketing de hoje estão buscando uma melhor compreensão de seu funil completo – desde a compreensão da atenção e conscientização até a atribuição de visualização em um ambiente sem ID”, diz Greg Wester, vice-presidente sênior da Digital Turbine.
Dados de instalação e engajamento
O estudo combina ainda dados proprietários de pesquisa sobre fatores da marca, como reconhecimento, intenção e opiniões medidos no início de cada trimestre, com dados reais de instalação e engajamento para todo o trimestre, fornecidos via Apptopia.
“Ter um método para entender as métricas de funil completo é uma peça nova e crítica que faltava. Nosso rastreamento de marca combinado com a experiência da Apptopia em dados de desempenho de aplicativos com insights ricos do consumidor, realmente cria uma lente única e confiável sobre os insights necessários do mercado”, completa Wester.
O Índice BRAG, ou Índice de Crescimento de Aplicativo Relativo à Marca, é a primeira série de relatórios desse tipo a focar e medir o crescimento do usuário do aplicativo em relação ao funil da marca (ou seja, consciência e intenção do consumidor).
A Digital Turbine e a Apptopia fizeram uma parceria para criar o relatório integrando pesquisas de consumidores com os dados de desempenho da Apptopia para identificar aplicativos prósperos que estão transcendendo seu funil de marca e “superando seu peso”. Com esse insight, a série de relatórios analisa em profundidade as estratégias de crescimento vencedoras usadas por esses aplicativos Transcender.
Imagem: Shutterstock