Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Coreia: um país, um mercado e um varejo, no mínimo, surpreendentes – Parte 4 (Final)

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
28 de outubro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

No primeiro artigo desta série sobre a Coreia, Momentum 831, discutimos os aspectos macroeconômicos e de mercado que configuram o comportamento do varejo por lá. Nas semanas passadas, nos Momentums 832 e 833, mostramos algumas características diferenciadas do varejo da Coreia e damos hoje continuidade, finalizando esta série.

9 – O rápido crescimento da economia da Coreia no seu período áureo, foi baseado no crescimento e expansão do modelo empresarial Chaebol, conglomerados de origem industrial com atuação diversificada e controlado por uma família e inspirado no modelo japonês dos Zaibatsu, com a diferença fundamental que nos Chaebols, a atividade financeira ficava necessariamente apartada da matriz de negócios.

O modelo de negócios foi um elemento fundamental da expansão econômica e no crescimento da relevância sul-coreana no mercado global, mas viveu altos e baixos ao longo do tempo, por sua relevância econômica e política, mas continua sendo fonte de inspiração da parceria governo-setor empresarial para o desenvolvimento de um país ou região.

O modelo Chaebol limitava um número pequeno de quatro a cinco negócios para um controlador de uma família, porém esses negócios podiam controlar outras empresas e atividades, criando uma rede importante que se espalhava por diferentes segmentos e negócios.

Ainda que sua principal proposta se concentrasse na formação de conglomerados industriais, como modelo de organização empresarial, os Chaebols inspiraram outros segmentos, entre eles o varejo.

Um dos grupos empresariais mais importantes na Coreia do Sul é o Shinsegae, o maior e mais antigo conglomerado varejista do país, com atuação em outros países asiáticos e mais recentemente expandindo no mercado norte-americano, tendo adquirido redes de supermercados na Costa Oeste e com planos de crescer através de novas aquisições e expansão orgânica;

10 – O conglomerado Shinsegae, representa muito bem o modelo de organização e atuação baseado no conceito Chaebol e teve vendas globais de US$ 33 bilhões em 2018 e sua atuação envolve diversos formatos, canais, marcas e negócios, incluindo também produção de alimentos e bebidas, shopping centers, hotéis, construção e tecnologia. É um dos principais players no universo do e-commerce da Coreia, com sua marca E-Mart, a mesma de sua operação de supermercados.

A marca Shinsegae é usada na principal rede de lojas de departamentos, operando no modelo mais tradicional com operações verticais em vários andares, incluindo área de alimentação própria e concessões no subsolo.

Na área de supermercados também operam uma rede SSG Food Market, diferenciada e voltada ao segmento mais afluente e a PK Market.

Mas operam diversos outros formatos como Toy Kingdon, de brinquedos; a Baby Circle, para bebês; a E-Mart Traders, claramente mais do que inspirada na Costco norte-americana, as farmácias licenciadas Boots, as lojas de conveniência EMart 24, a Electro Mart, um modelo próprio de operação inspirado na Best Buy e reconfigurada para ser quase que um parque de diversões masculino mesclando produtos eletrônicos, bebidas, papelaria, mobilidade e muito mais, apresentado na forma a criar experiências de compras e relacionamento.

O grupo opera lojas Starbucks em sociedade com a rede global, além dos restaurantes Peacock Kitchen, e a Nobrand, inovador modelo de varejo de valor trabalhando com produtos sem marca, buscando a melhor oferta possível de preço. A Life Container é outra operação mais do que inspirada na norte americana Container Store, com as mesmas características, linha de produtos, layout e comunicação.

No setor de material de construção e acabamento opera a StoneBrick, que tem como inspiração a Home Depot e outras similares.

Outra operação muito peculiar, essa exclusiva, é a Pierrot Shopping, com alguma similaridade com Tiger, porém auto definida como Fun & Crazy Store, uma evolução do antigo conceito de lojas de variedades e que mescla muitas categorias de produtos de baixo valor unitário, incluindo uma área de eróticos, de forma a criar um espaço onde a experiência de compra é tão ou mais importante do que a compra em si.

Na linha de lojas mais do que inspiradas, o grupo também opera a Jaju, genérico da Muji japonesa, com propostas muito similares em todos os aspectos.

Outro negócio importante do grupo Shinsegae na área de desenvolvimento imobiliário são os shoppings Starfield, onde todos os conceitos do grupo estão presentes junto com marcas globais dos diversos setores, porém organizados em termos de espaços físicos agregando a oferta das diversas categorias. Assim toda a oferta de criança e bebê está concentrada numa determinada área do shopping, assim como moda, alimentação, entretenimento, coisas para casa, artigos esportivos, etc.

Na conclusão desta pequena série sobre o mercado, o varejo e o consumo da Coreia do Sul ficam os insights gerados pelo país, em seus múltiplos aspectos e a inspiração criada pelo desenvolvimento local de alternativas para concorrer com os conglomerados globais, antes que esses cresçam no país, além daquela proporcionada por um país de apenas pouco mais de cem milhões de habitantes que se transformou na 12ª economia do mundo com adoção de um modelo muito particular de colaboração governo-setor empresarial.

Vale a pena estudar, conhecer e visitar.

NOTA: este é o último artigo sobre o mercado e o varejo da Coreia, dentro da série “O Varejo do Mundo e o Mundo do Varejo”. Em 2020, o Grupo GS& Gouvêa de Souza desenvolverá um programa Insights 360° na Coreia, integrado com visita à Dubai, por conta da Feira Mundial Dubai 2020.

Postagem anterior

Semana do Brasil e Dia dos Pais fazem e-commerce crescer 23%

Próxima Postagem

LG abre espaço conceito da Casa Conectada em loja Pontofrio

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
LG abre espaço conceito da Casa Conectada em loja Pontofrio

LG abre espaço conceito da Casa Conectada em loja Pontofrio

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.