Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

E as mascotes viraram avatares digitais

Caio Camargo de Caio Camargo
28 de outubro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Via, dona de Casas Bahia e Ponto, lança aplicativo exclusivo para lojistas

Há pelo menos uns dez anos, escrevi um artigo sobre a utilização das mascotes no varejo.

Para quem por acaso não conhece o termo, esse era o nome que dávamos aos personagens que representavam marcas e personagens em campanhas.

Naquela época, muito se discutia sobre a utilização ou não de mascotes em campanha. Tinha quem defendia seu uso e quem achava algo ultrapassado, ligado mais ao universo das propagandas, e do qual o varejo buscava se apropriar de alguma maneira.

No mundo das propagandas, quem aqui não se lembra da Galinha Azul da Maggi, do Lequetreque, o frango da Sadia (aposto que você não lembrava do nome!), ou do urso da Coca-Cola?

O fato é que naquela época, mesmo com o digital já dando passos importantes, a utilização desses personagens se dava de forma estática, com pouca interatividade com o consumidor.

O objetivo dos mascotes sempre foi criar um personagem simpático ao consumidor, de maneira a cativá-lo ainda mais. Alguns personagens se tornam tão famosos que foram além do propósito inicial, indo para outros mercados, como Mario e Sonic, respectivamente mascotes da Nintendo e Sega, que ultrapassaram a barreira de videogames e se tornaram ícones de cultura pop.

O avanço digital deu poderes aos mascotes.

Se no dicionário o termo avatar representa a personificação de uma divindade, no digital foi primeiramente utilizado para a representação virtual de uma pessoa no meio digital. O avanço do digital e o avanço (e a simplificação) da inteligência artificial têm proporcionado uma nova utilização para o termo. Novas dimensões dão cara, corpo e voz para essas inteligências e permitem que se criem importantes vínculos entre marcas e consumidores.

Mesmo nos casos mais simples, em que apenas se nomeia a inteligência, como nos casos da Alexa e Siri, isso já permite que se estabeleça uma empatia maior do que simplesmente uma tela com algoritmos que respondem às premissas e perguntas de forma fria.

Um caso clássico, e de alguns anos, foi uma “avatarização” do Pinguim da Ponto Frio, que, utilizando o Twitter como ferramenta de interatividade, ganhou uma legião de fãs e seguidores por conta de suas postagens, muitas vezes irreverentes e criativas, fugindo do tradicional modelo de comunicação mais sério adotado por muitas marcas.

Não dá para falar no assunto sem falar da maior referência que temos hoje em atividade no País, a Lu, avatar da Magazine Luiza, que tem uma personificação tão forte e consolidada que muitas pessoas quase acreditam que estão interagindo com uma pessoa de verdade. E, se empatia é um vetor importante, é interessante observar os últimos movimentos nesse sentido, com a criação até mesmo de perfis próprios em redes, como Instagram e TikTok. Neste último, um vídeo criado com a personagem alcançou milhões de visualizações em pouquíssimo tempo. Um sucesso.

Nos últimos dias, vimos movimentos importantes de mais empresas nesse sentido. De um lado, a Via Varejo anunciou uma completa reformulação de sua mascote, o Baianinho, transformando-o em um avatar digital, o CB, que passou por uma repaginação completa, com um ar jovem e descolado, adequado ao público com o qual se deseja se conectar. De um outro lado, a C&A anunciou uma nova assistente virtual em sua plataforma, que irá permitir recomendações de produtos e ofertas aos consumidores. Como anunciado, nos planos está a transformação da assistente também em um avatar.

O fato é que, se o atendimento sempre foi algo determinante no mundo do varejo, os avatares poderão suprir a necessidade de assistência e atendimento que o e-commerce ainda não consegue oferecer de forma eficiente.

Em futuro próximo, ao menos as marcas digitais deverão ter um avatar para chamar de seu.

Caio Camargo é sócio-diretor da Gouvêa Tech.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Mercado financeiro: bolsas caem no mundo todo e dólar chega a quase R$ 6

Próxima Postagem

Copom mantém juros básicos da economia em 2% ao ano

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Senado aprova novos diretores do Banco Central e indicações ao Cade e CVM

Copom mantém juros básicos da economia em 2% ao ano

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.