Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Plataformas digitais, o motor de transformação consumo e do varejo

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
28 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Não é novidade para ninguém que o ambiente de negócios está passando por uma profunda transformação e disrupção. O setor de mídia e comunicação foi profundamente impactado por empresas como TikTok, Instagram e WhatsApp. O segmento de entretenimento, por empresas como Spotify, YouTube e Netflix. Já no segmento de serviços temos Uber, Airbnb e iFood. E claro que o segmento de consumo e o varejo também está nessa lista.

O que une essas empresas e faz com que elas tenham esse potencial de transformação é que todas são plataformas digitais.

O que são plataformas digitais

Os modelo tradicionais se baseiam no conceito “um para muitos”. Uma loja de um varejista é um ótimo exemplo, no qual há a oferta de um único agente para um grande número de consumidores.

Já uma plataforma permite a facilitação e o encontro da oferta e da demanda no conceito “muitos para muitos”. No mundo físico, poderíamos usar como exemplo uma feira livre, com muitos agentes ofertando para muitos consumidores.

A digitalização da nossa sociedade e das nossas economias permitiu a aplicação do conceito de plataforma em todos os segmentos do nosso cotidiano, inclusive em muitos nos quais nem imaginávamos ser possível há pouquíssimo tempo.

Plataformas digitais valem-se das fortalezas do digital para escalar o modelo e derrubar as fronteiras de sua aplicação. Nesses negócios não há estoque. O principal ativo é a plataforma, as interações e os dados dentro dela.

Performance

É um modelo de negócio desenhado para performance e escala. Atualmente, das 500 maiores empresas nos EUA, 21 delas são negócios digitais (4% do índice), mas representam incríveis 20% do faturamento.

Esse modelo de negócio que privilegia a escalabilidade e margens superiores também é demonstrado pela valorização dessas empresas na bolsa americana. Nos últimos 5 anos, mesmo com a queda recente das bolsas e das companhias de tecnologia, essas empresas apresentaram valorização cinco vezes superior à média do índice e 20% superior à das empresas de tecnologia.

Fortalezas

O que torna essas plataformas digitais tão poderosas são 3 fatores-chave:

  • São empresas leves em ativos, que não precisam empregar capital para crescer as suas operações nem construir mais lojas para entrar em outras regiões, por exemplo.
  • Possuem custo marginal baixo. O crescimento do seu faturamento não depende de um aumento de custo proporcional.
  • Usam o efeito de rede para crescer exponencialmente. Quanto mais clientes na plataforma, mais negócios são atraídos para ela, o que por consequência atrai mais clientes e mantém o crescimento acelerado dela.

Exemplos de plataformas digitais no consumo e no varejo

Urbanic:

Sediada na Inglaterra e fundada em 2018, a empresa se posiciona como uma retailtech e tem como público-alvo as consumidoras da geração Z de países emergentes, como Brasil e Índia. A jovem empresa já tem faturamento global anualizado superior ao das maiores varejistas de moda do Brasil (Renner, Riachuelo, C&A, etc.). Sua proposta de valor é usar a tecnologia para antecipar tendências, reduzir custos na cadeia e oferecer moda com qualidade superior a preços extremamente competitivos. Recomendo a visita no site ou app da empresa para conferir.

 

Por meio do seu algoritmo, conseguem fazer gestão e recomendação correta dos produtos para seus consumidores, além de usar os padrões de busca para antecipar a demanda, que se conecta pela plataforma de tecnologia com a rede de fábricas e fornecedores no sudeste asiático, que passam a produzir as peças “sob demanda”.

O CEO da empresa, em palestra para o Latam Retail Show, em setembro de 2022, em São Paulo, reforçou que a empresa simplesmente não tem estoque, o que reduz dramaticamente os custos de operação e rebaixa de preços. Esse fator também permite com que a empresa trabalhe com uma gama muito maior de peças e tamanhos que gradam e fidelizam o público-alvo.

Zé Delivery:

Esse exemplo é particularmente interessante, pois coloca a indústria no centro da transformação do varejo. Nascida como uma startup dentro da operação brasileira da gigante Ambev, a plataforma digital conecta milhares de bares em todo o Brasil diretamente com os consumidores.

Com a proposta de valor de entregar bebida gelada em questão de minutos diretamente na casa dos consumidores com o mesmo preço do supermercado, a plataforma rapidamente cresceu, atingindo o patamar de 61 milhões de pedidos em 2021 (crescimento de 125% versus 2020), 4,1 milhões de consumidores e 4.300 bares parceiros.

Já presente em 13 países, o principal diferencial da plataforma é o seu modelo de negócio único.

A Ambev usa sua estrutura já instalada e acessos aos melhores bares para convertê-los em parceiros (têm exclusividade em um raio de 5km). Tal estrutura mantém os bares abastecidos com o sortimento e estoque corretos, já contemplada a demanda da plataforma.

Ao receber um pedido do consumidor, o Zé Delivery repassa a demanda para o bar parceiro que prepara o pedido e que também é responsável pela entrega, remunerada pela taxa paga pelo consumidor. Todo o valor da compra – incluindo a taxa de entrega – é pago direta e integramente para o estabelecimento. Não há nenhuma taxa de serviço ou comissão para a plataforma.

O preço dos produtos é estabelecido pela Ambev dentro da plataforma e condiz com aquele praticado nos supermercados. A Ambev, por sua vez, recompõe a margem do bar que atendeu ao pedido, garantindo, assim, uma margem mínima previamente acordada.

A plataforma, por sua vez, é remunerada internamente pela própria margem da indústria.

Futuro do consumo através das plataformas 

As plataformas digitais estão transformando o ambiente de negócios, pois jogam um jogo diferente, com regras e modelos de negócios não usuais, permitindo assim diferenciais competitivos impossíveis de serem alcançados pelos modelos tradicionais.

A proliferação e aumento da presença das plataformas digitais acelerando o ritmo da transformação do ambiente de negócios é inexorável. Cabe aos players tradicionais acompanharem o passo da mudança com o risco de perderem mercado ou até mesmo com a pena de serem forçados para fora do jogo.

Imagens: Shuttersctok e Reprodução

Postagem anterior

Puket aposta em tendência e foca na expansão no formato de quiosques

Próxima Postagem

Single’s Day do AliExpress no Brasil terá 11 dias seguidos de ofertas

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Single's Day do AliExpress no Brasil terá 11 dias seguidos de ofertas

Single's Day do AliExpress no Brasil terá 11 dias seguidos de ofertas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.