De olho na prevenção de golpes e fraudes bancárias, o Itaú parceria com a Alexa para informar os consumidores sobre os principais tipos de golpes. Ao falar “Alexa, dicas contra golpes e fraudes”, o usuário receberá dicas sobre o tema vindos da Alexa. Com formato inovador, a ação visa alertar consumidores acerca dos diversos tipos de crimes e educar sobre formas de prevenção.
Atualmente, são 14 dispositivos Amazon com Alexa disponíveis no Brasil e mais de 750 dispositivos compatíveis ou com inteligência artificial embutida. Para acessar as dicas de segurança disponibilizadas pelo Itaú, é necessário habilitar a skill na mesma conta Amazon cadastrada no aparelho.
“A iniciativa é mais um importante passo para educar, conscientizar e equipar o público, nossos clientes ou não, no combate a golpes e fraudes, uma vez que 70% dos casos estão relacionados à manipulação psicológica da vítima, conhecida como engenharia social” destacou Pâmela Vaiano, superintendente de comunicação corporativa do Itaú Unibanco.
A executiva ainda ressaltou que esse é um papel fundamental de ação do banco. “O nosso compromisso é estar ao lado das pessoas, convidando-as para que se tornem aliadas no combate a essas práticas”, finalizou.
O conteúdo integra as mais de 3.800 skills disponíveis no serviço de voz em 20 categorias diferentes. Da educação aos games, todos os segmentos estão contemplados. Dentro da categoria “orientação sugerida”, estão programadas sete respostas sobre os principais golpes aplicados por criminosos, como o golpe do Pix (meio de pagamento criado pelo Banco Central).
Além desse, também estão programadas respostas sobre o golpe da falsa central de atendimento e do falso motoboy. O serviço ainda oferece dicas para compras online utilizando o cartão de crédito e compras em grandes eventos. Ao final das respostas, o cliente é convidado a acessar a plataforma especifica sobre segurança criada pelo Itaú Unibanco, com mais dicas e orientações.
Imagem: Shutterstock