Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Pirotecnia e Realidade nas Inovações no Varejo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
29 de janeiro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 4 minutos

A cada ano a excitação aumenta com respeito às inovações, principalmente tecnológicas que são apresentadas na NRF Show, o mais completo e relevante evento de varejo nos Estados Unidos, o maior e mais competitivo mercado do mundo.

Não sem razão.

À medida que a barra da competitividade é levantada a cada momento por conta do empoderamento e conhecimento do omniconsumidor, mais relevante é a inovação para criar diferenciação de toda ordem, especialmente, aquelas geradas pela tecnologia e suas aplicações.

E vamos combinar que o campo é realmente fértil e é um jogado por jogadores sem dúvida preparados para entregar realidade mesclada com pirotecnia.

  A visão temporal

Antes é preciso uma visão mais abrangente desse processo, na realidade passada e presente para entender sua evolução.

Nos Estados Unidos e, em seguida, na Europa e nos principais mercados mais maduros, a crise financeira do período de 2007-2012 fez todo o setor de varejo desses países praticar o “back to basics”, ou seja, abrir mão da inovação, para se concentrar no básico bem feito como forma de enfrentamento do cenário adverso.

Esse comportamento repercutiu nas empresas fornecedoras de serviços, tecnologia e soluções, que também passaram por um período de menor investimento em estudos e pesquisas de novas alternativas, pela menor demanda de curto e médio prazo de seus clientes do varejo e de produtos de consumo.

No Brasil, esse processo aconteceu de forma similar, porém com uma defasagem no tempo, já que no período de 2004 a 2013 vivemos um momento de euforia de consumo e todo o foco foi concentrado na expansão física e no crescimento possível, aproveitando o vento a favor.

Poucas foram as empresas que, concomitantemente, investiram em tecnologia e inovações em busca da diferenciação sustentável e, nesse aspecto, cabe destacar Magazine Luiza, Reserva e as empresas pure players no e-commerce.

Nos países maduros, passada a recessão, o foco migrou para inovação nos omnicanais, por conta da dramática mudança de cenários pela evolução e amadurecimento do Omniconsumidor e as transformações precipitadas por tudo relacionado ao Digital.

No Brasil, seguida à euforia, tivemos o mais recessivo período de nossa História economica, que resultou em perto de 14 milhões de desempregados e no fechamento de mais de 200 mil lojas e onde prevaleceu o “back to basics” tupiniquim, com enxugamento de tudo que pudesse ser feito e foco em sobreviver.

Pelas mesmas razões, tudo que dissesse respeito à inovações foi protelado ou enxugado, de novo, com raras exceções.

Estamos agora vivendo no Brasil o limiar de um novo período, onde a necessidade competitiva está mesclada com um cenário economico mais positivo, que estimula mais investimentos e foco em inovação. Algumas empresas já se posicionam para tal, e podem ser citados os exemplos de Via Varejo, Onofre, Boticário, Cacau Show, Carrefour, Pão de Açúcar, Drogasil, Leroy Merlin, Decathlon e muitas outras.

   Onde nasce a inovação

Como já tivemos oportunidade de demonstrar, as inovações no varejo, usualmente, nascem nos fornecedores de tecnologia, soluções, serviços, instalações e equipamentos que têm como necessidade existencial pesquisar e criar novas alternativas e propor a seus parceiros e clientes do varejo e da indústria de consumo novos caminhos para a diferenciação.

A constatação fica por conta da inexistência de uma área, laboratório ou setor dedicado, de forma permanente e sistemática à inovação nessas empresas. São exceção aquelas que possuem um setor, um programa ou atividade permanente estruturada de inovação nesse setores.

Usualmente são as empresas que fornecem serviços, tecnologia e soluções em todos os setores que pesquisam e propõem aos varejistas e seus fornecedores de produtos essas inovações que, dependendo do momento, incorporam inicialmente como conceito ou laboratório e, aprovadas suas propostas, ampliam a implantação para toda a rede.

Em Shows, Feiras, Conferências e Eventos essas inovações são apresentadas em conceito ou mesmo piloto, porém, sua real efetividade e implantação acontecerá à medida que os clientes varejistas e fornecedores de produtos de consumo testem e incorporem em suas operações em escala massificada.

  O momento atual: Pirotecnia ou Realidade

No atual realidade dos mercados mais maduros, muito do que foi desenvolvido nos últimos anos está agora sendo implantado em projetos ainda em fase piloto. Algumas poucas estão sendo implantadas em escala massificada e sua efetividade é balizada pelo resultado efetivo que possam trazer na melhoria da experiência do omniconsumidor, das vendas, das margens ou da produtividade e eficiência, pela redução de custos.

Esse é o verdadeiro teste real de mercado e na realidade atual, onde tudo pode e deve ser mensurado de forma intensa, precisa e ampla, a realidade, muito mais do que a pirotecnia inovadora, está centrada no resultado efetivo e mensurável em sua implantação em escala massificada.

Só isso diferencia o que é proposta possível do que será inovação e realidade no presente e no futuro.

 

NOTA: A partir do dia 6/2 no Rio de Janeiro e 7/2 em São Paulo, o Grupo GS& apresentará uma visão ampla do mercado varejista local e global, a partir de tudo que foi apresentado, discutido e analisado na última NRF. Os eventos têm participação dos sócios e consultores do Grupo GS& e convidados nacionais e internacionais. Conheça todas as cidades e datas no www.gsmd.com.br.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Samsung oferecerá para clientes da FARM passeio virtual pelo Parque Indígena do Xingu

Próxima Postagem

Walmart lança campanha como parte do processo de mudanças das lojas

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Brasil gripe aviária
Economia

Brasil notifica erradicação do foco de gripe aviária à Organização Mundial de Saúde Animal

27 de maio de 2025
Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD
Economia

Ministério Público do Trabalho processa BYD por trabalho escravo em obras na Bahia

27 de maio de 2025
Em seu primeiro evento após retornar ao Brasil, CEO do Outback homenageia Peter Rodenbeck
NRA Show

Em seu primeiro evento após retornar ao Brasil, CEO do Outback homenageia Peter Rodenbeck

27 de maio de 2025
Foodservice aposta na cultura da hospitalidade para conquistar clientes e engajar equipes
Foodservice

Foodservice aposta na cultura da hospitalidade para conquistar clientes e engajar equipes

27 de maio de 2025
NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro
Artigos

NRA Show 2025: o equilíbrio essencial entre inovação e hospitalidade no foodservice do futuro

27 de maio de 2025
Tramontina leva chefs e mixologistas para estande interativo na Fispal Food Service
Foodservice

Tramontina leva chefs e mixologistas para estande interativo na Fispal Food Service

27 de maio de 2025
Novo shopping do Grupo Zaffari integra varejo e gastronomia em Porto Alegre
Shopping centers

Novo shopping do Grupo Zaffari integra varejo e gastronomia em Porto Alegre

27 de maio de 2025
Foodservice em transição: da abundância ao essencial, com dados, saúde e eficiência
Foodservice

Foodservice em transição: da abundância ao essencial, com dados, saúde e eficiência

26 de maio de 2025
Próxima Postagem
Walmart lança campanha como parte do processo de mudanças das lojas

Walmart lança campanha como parte do processo de mudanças das lojas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MEI: Prazo para entrega de declaração anual termina na sexta-feira

MEI: Prazo para entrega de declaração anual termina na sexta-feira

27 de maio de 2025
Brasil gripe aviária

Brasil notifica erradicação do foco de gripe aviária à Organização Mundial de Saúde Animal

27 de maio de 2025
MG declara emergência sanitária após caso de gripe aviária em aves ornamentais na Grande BH

MG declara emergência sanitária após caso de gripe aviária em aves ornamentais na Grande BH

27 de maio de 2025
PF mira bancário da Caixa que pode ter desviado R$ 11 milhões de clientes via Pix

PF mira bancário da Caixa que pode ter desviado R$ 11 milhões de clientes via Pix

27 de maio de 2025
CNA pede à UE que investigue varejistas por boicote à carne brasileira

CNA pede à UE que investigue varejistas por boicote à carne brasileira

27 de maio de 2025
Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD

Ministério Público do Trabalho processa BYD por trabalho escravo em obras na Bahia

27 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.