Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

‘Cria’ da Americanas, São Carlos já tem valor quase igual ao da rede varejista

O quadro mostra não só a corrosão do valor de mercado da gigante, como também o avanço do negócio de imóveis, fruto do olhar estratégico

Redação de Redação
29 de janeiro de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
São Carlos

A queda livre das ações da Americanas, após a revelação de um rombo de R$ 20 bilhões em seus balanços, provocou uma situação completamente inusitada: a varejista chegou a valer, na última semana, menos do que o negócio criado pelo grupo, nos anos 1980, para administrar os imóveis da rede, a São Carlos.

A inversão de posições, observada entre os dias 19 e 25, é surpreendente considerando a distância que ambas tinham até pouco tempo atrás. No dia 11 de janeiro, quando a Americanas informou um rombo contábil de R$ 20 bilhões que a levou à recuperação judicial, a rede valia 11 vezes mais do que a São Carlos na Bolsa de Valores. Em 2020, auge do boom de ações de varejistas virtuais durante a pandemia, a diferença chegou a 50 vezes. Agora, elas oscilam em valores semelhantes, embora a varejista tenha terminado a semana levemente acima, após recuperação.

A São Carlos é avaliada em R$ 842,4 milhões; a Americanas, em R$ 1,083 bilhão – em 2020, chegou a ultrapassar os R$ 100 bilhões.

O quadro mostra não só a corrosão do valor de mercado da gigante, como também o avanço do negócio de imóveis, fruto do olhar estratégico, até então admirado, do trio Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, sócios do 3G capital e principais acionistas da Americanas.

Juntos, os três protagonizaram uma das maiores ofensivas capitalistas brasileiras pelo mundo, ao comprar fatias relevantes em nomes como Kraft Heinz, Burger King e a dona da Budweiser. Até o ano passado, o trio ocupava o topo da lista de bilionários do País, com uma fortuna somada de cerca de R$ 160 bilhões.

Crescimento

A São Carlos começou a operar em 1989 debaixo do guarda-chuva da Americanas. O foco inicial era comprar e administrar shopping centers para apoiar a expansão da rede no interior do País. No fim dos anos 1990, a divisão incorporou as lojas de rua, centros logísticos, além de outros imóveis da companhia, e foi separada do grupo.

A ideia teria partido de Beto Sicupira, segundo relata a jornalista Cristiane Correa, no livro Sonho Grande, sobre a ascensão do trio. O executivo era visto como um obcecado por corte de custos na varejista, marca que ficou famosa nas empresas administradas pelo grupo.

Separada, a São Carlos abriu capital na Bolsa e caminhou com as próprias pernas. Deixou o foco das lojas para trás e apostou em negócios mais robustos, como as torres corporativas e centros de conveniências (strip malls, no jargão do mercado). Hoje, o grupo é um dos maiores do setor de escritórios na B3, com 123 imóveis, avaliados em R$ 5,5 bilhões.

Entre eles, estão o emblemático edifício João Brícola, no centro de São Paulo, famoso por abrigar lojas de departamentos, atributo pelo qual herdou o apelido de edifício Mappin. Há ainda uma torre na região da Faria Lima ocupada hoje pela Editora Globo. As ações da São Carlos estão em queda de 20% no mês, mas nada perto dos 88% das da Americanas. Procurada, a companhia não respondeu ao pedido de entrevista.

Controle

A companhia de imóveis São Carlos é controlada pelas famílias Sicupira, Telles e Lemann, com pouco mais de 53% do capital. Representantes do clã também participam do conselho de administração: Jorge Felipe Lemann e Marc Lemann, filhos de Jorge Paulo, além de Christian Telles, filho de Marcel.

No ano passado, a empresa registrou R$ 213 milhões em receitas e um prejuízo de R$ 70 milhões, segundo dados acumulados até o terceiro trimestre. Como comparação, no mesmo período a Americanas teve uma receita líquida de quase R$ 19 bilhões e um prejuízo de cerca de R$ 450 milhões.

A São Carlos carrega ainda valores do modelo de gestão 3G, como o de “cultura do dono”, e vez ou outra faz negócios que remetem a sua origem. Ao fim de 2021, por exemplo, pagou quase R$ 400 milhões por 41 lojas de rua da Pernambucanas.

Mais recentemente, o grupo iniciou uma nova frente de negócios ao ingressar na locação residencial. “O setor de renda residencial é um dos maiores mercados do mundo, o maior do setor imobiliário nos Estados Unidos. Aqui, está crescendo e tem natureza segmentada”, afirmou ao Estadão/Broadcast o presidente da São Carlos, Felipe Goes, na ocasião do lançamento.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Gabriel Baldocchi e Matheus Piovesana)

Imagem: Reprodução

 

Postagem anterior

I have a dream – Eu tenho um sonho

Próxima Postagem

Empresas se preparam para nova onda de consumo popular

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
consumo

Empresas se preparam para nova onda de consumo popular

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.