Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Estudo aponta quatro mudanças que transformaram o setor de varejo alimentar

McKinsey aponta que a participação dos atacarejos no faturamento do setor aumentou de 27% para 46% em seis anos

Redação de Redação
29 de janeiro de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Estudo aponta quatro mudanças que transformaram o setor de varejo alimentar

Um dos setores que mais evoluíram rapidamente no Brasil foi o varejo alimentar. A combinação de pressão inflacionária, retomada do poder de compra e avanços tecnológicos transformou não apenas o perfil do consumidor, mas também as estratégias das empresas. Diversos formatos de comércio foram impactados por essas mudanças, como atacarejos, lojas de conveniência e marketplaces digitais, que hoje moldam as compras de alimentos no país.

A McKinsey, em seu estudo State of Grocery 2024, aponta que a participação dos atacarejos no faturamento do setor saltou de 27% para 46% em seis anos. Enquanto isso, os hipermercados perderam espaço, representando apenas 11% do mercado atual.

Andrea Eboli, fundadora e CEO da oficina de soluções corporativas EDR, destaca o impacto dessas mudanças. “O varejo está em constante adaptação. A segmentação do consumo é uma resposta às necessidades emergentes: economizar no essencial e investir no que traz conveniência ou prazer”, explica.

Expansão dos atacarejos

Os atacarejos se destacaram por unir preços mais baixos a uma experiência de compra focada em economia. Atualmente, eles se expandiram para áreas urbanas, atraindo consumidores de diferentes faixas de renda. Redes regionais também adotaram esse modelo, aumentando sua participação no mercado.

“O atacarejo conseguiu romper com o estigma de ser exclusivo para compras em grande escala. Muitos consumidores o utilizam para reposição, pela percepção de custo-benefício em produtos do dia a dia”, analisa Andrea.

Em seu estudo, a McKinsey indica que a fidelização se tornou o principal desafio. Para sustentar o crescimento, as grandes redes estão direcionando investimentos para programas de pontos, aprimoramento logístico e diversificação de produtos.

Redes regionais e gourmetização

As cadeias regionais também apresentam crescimento, com uma média anual de 20% entre as 20 principais redes de varejo de menor porte. Ao focar em personalização, esses grupos conseguem atender a nichos específicos, oferecendo uma mistura de produtos básicos e de maior valor agregado.

Um exemplo disso é o aumento na procura por lojas gourmet, que se concentram em alimentos frescos e itens de maior valor. Esses estabelecimentos atraem um público com demandas específicas, contribuindo para que esse segmento represente 30% do mercado de supermercados.

“Hoje em dia, os consumidores buscam experiências completas e estoques variados. As redes regionais entenderam a importância de alianças com fornecedores locais para ofertar frescor e exclusividade, o que fideliza os clientes e traz um senso de comunidade, de ajudar o comércio local”, destaca a executiva.

Conveniência como diferencial competitivo

O segmento de lojas de conveniência registrou um aumento significativo em 2024, com quase 1.000 novas unidades inauguradas, especialmente em áreas metropolitanas. Esses estabelecimentos se diferenciam pela proximidade com os consumidores e pelo uso do modelo omnichannel, que combina experiências de compras físicas e digitais.

Com a intensificação do ritmo cotidiano, a conveniência ganhou ainda mais relevância no comportamento de consumo. Essa transformação, que já era perceptível, foi impulsionada no período pós-pandemia, quando o hábito de receber produtos em casa se consolidou entre os consumidores.

“Pequenas compras resolvem situações como pegar um lanche rápido ao lado do trabalho ou comprar um ingrediente faltante pelo aplicativo do mercado do bairro”, comenta Andrea. 

As empresas têm percebido a necessidade de compreender os momentos de consumo e de investir em tecnologias, como integrações digitais e ferramentas de geolocalização. A entrada de lojas em plataformas de marketplace e aplicativos de entrega reforça essa evolução. Redes de supermercados, por exemplo, têm adotado práticas como retirada rápida e entregas em poucos minutos, oferecendo soluções práticas para atender às demandas do dia a dia.

Integração de canais e futuro do setor

O varejo alimentar eletrônico ainda representa uma fatia pequena do setor, mas tem registrado um crescimento expressivo. Em 2024, mais de sete milhões de domicílios realizaram compras online nessa categoria. Redes que priorizam a omnicanalidade e investem em ferramentas de personalização, como buscas otimizadas e entregas adaptadas às necessidades dos consumidores, têm maiores chances de se destacar no mercado.

“Já foi tempo em que o consumo de alimentos se resumia a compras presenciais. A estratégia vencedora é integrar conveniência, economia e experiência. Cada vez mais, os consumidores valorizam o acesso a diferentes canais, seja na loja, seja pelo celular. Quem investir em entender essas preferências estará preparado para o futuro”, conclui.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dólar cai para R$ 5,86 e fecha na menor cotação em dois meses

Próxima Postagem

Natura amplia uso de biometano para reduzir emissões de carbono em 20%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre
Economia

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero
Notícias

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29
Meios de pagamento

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem
Inovação

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%
Economia

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café
Economia

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
Natura amplia uso de biometano para reduzir emissões de carbono em 20%

Natura amplia uso de biometano para reduzir emissões de carbono em 20%

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.