Incerteza em relação ao tamanho e caimento das peças é fator determinante para compras online

A diversidade dos modelos exibidos em fotos também é considerada importante

Com o aumento da procura por vestuários online, a maior barreira ao finalizar uma compra via e-commerce é a incerteza em relação ao tamanho e o caimento das peças escolhidas: 59% dos consumidores que adquirem roupas online preferem experimentar em si a confiar em modelos disponíveis em prévias das peças nos sites. Os dados são da Doris, plataforma brasileira de IA Generativa.

Apenas 18% das pessoas confiam nas indicações de tamanhos das peças em lojas online, enquanto 52% afirmam comprar apenas quando conhecem a loja. A diversidade dos modelos exibidos em fotos também é um fator decisivo. 19% não se sentem representados pelos modelos mostrados nos sites e 33% afirmam gostar de experimentar as peças antes de comprar, mas já terem comprado roupas sem provar.

“A incerteza sobre o item escolhido ainda incomoda o consumidor de roupas online. Os compradores tendem a preferir lojas  que disponibilizam ferramentas que permitam uma melhor experiência de compra, com  informações sobre o caimento e a sugestão de tamanho ideal das roupas”, comenta o CEO e fundador da Doris, Marcos de Moraes.

A pesquisa revela ainda que quatro em cada dez consumidores identificam a moda como uma forma de expressar seu estilo e posicionamento, e 27% acreditam que uma boa experiência de compra online deve ser intuitiva, rápida e transparente durante todo o processo de compra.

Online supera lojas físicas para compra de vestuário

Quase metade (46%) das pessoas ouvidas elegeram a certeza sobre o tamanho da roupa como fator decisivo para realizar uma compra online, enquanto 52% dos entrevistados disseram que costumam acertar o tamanho, mas, algumas vezes, a peça escolhida fica um pouco folgada ou justa.

As compras de vestuário online superam as lojas físicas, sendo a preferência de 35% das pessoas. 52% das respostas apontaram que o dispositivo preferido para esse tipo compra é o smartphone, com o valor de transação variando entre R$ 100 e R$ 300.

A pesquisa quantitativa online foi realizada por meio da plataforma de human analytics da MindMiners, entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro de 2023, com análise de resultados conduzida pela Doris. Ao todo, 500 pessoas de todas as classes sociais e regiões do Brasil foram ouvidas.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist