Na China, Huawei dobra lucro em 2023, mesmo com restrições dos EUA

A gigante de tecnologia registrou lucro de 86,95 bilhões de yuans, o equivalente a cerca de US$ 12 bilhões, no ano passado

A Huawei Technologies, gigante de tecnologia da China, informou, nesta sexta-feira, 29, que seu lucro líquido mais que dobrou no ano passado, registrando uma recuperação impressionante anos depois que os controles de exportação dos EUA cortaram o acesso da empresa a tecnologias avançadas.

O lucro da Huawei, em 2023, foi de 86,95 bilhões de yuans, o equivalente a cerca de US$ 12 bilhões, um aumento acentuado em relação aos 35,56 bilhões de yuans em 2022, de acordo com o relatório anual da empresa divulgado nesta sexta-feira. A receita aumentou 9,6%, e alcançou 704,17 bilhões de yuans em 2023, disse a empresa, em grande parte em linha com seu guidance de dezembro.

O crescimento do lucro foi impulsionado pelo aumento das vendas nas suas unidades de negócios de consumo e de computação em nuvem.

Em setembro, a Huawei surpreendeu o Ocidente ao lançar um novo smartphone, o Mate 60 Pro, com capacidades semelhantes às do 5G, rodando com chips próprios.

Cinco anos depois de os EUA terem imposto restrições às vendas de tecnologia avançada à empresa de tecnologia sediada em Shenzhen, a Huawei demonstra resiliência. A empresa diversificou-se para novas linhas de negócios e reformulou seus produtos para lidar com os controles de exportação da era Trump que a isolavam dos chips mais poderosos.

Hoje, a Huawei expandiu suas ofertas para computação em nuvem, software empresarial e sistemas automotivos.

Brasil

O Brasil é um dos mercados onde a Huawei está presente, como fornecedora das três grandes teles (Vivo, TIM e Claro). Sem data oficial, mas com previsão de ser lançado em breve pela Huawei, o 5.5G no Brasil requer apenas uma atualização dos equipamentos de redes, sem testes operacionais feitos a partir do zero.

A promessa é uma velocidade em torno de 30 vezes superior. No 5G, a velocidade de download está em cerca de 300 megabits por segundo (Mbps), podendo alcançar picos de 1 gigabit por segundo Gbps. Já no 5.5G, a estimativa é de atingir até 10 Gbps.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock

 

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist