Nos últimos anos, o varejo tem testemunhado uma mudança significativa no ambiente digital. O surgimento do retail media emergiu como um dos desenvolvimentos mais impactantes neste cenário em constante evolução. Cada vez mais, marcas têm entendido os benefícios de realizar anúncios dentro das plataformas de compras. No entanto, ainda temos muito a conquistar.
De acordo com estimativas da eMarketer e do Google, a modalidade será responsável por aproximadamente 25% dos investimentos de empresas com publicidade digital até 2026. Estamos falando de um espaço que cresce de forma acelerada e já faz parte do presente. Mas, qual será o futuro do retail media?
Primeiramente, é importante trazer alguns conceitos sobre o que é o retail media e como vem sendo aplicado pelas marcas. Em essência, os marketplaces transformam seus ativos digitais em espaços publicitários, aproveitando o tráfego e o engajamento que possuem para oferecer oportunidades para empresas que vendem ou não em uma plataforma.
Atualmente, um dos principais benefícios desse formato é poder alcançar os consumidores em um ambiente de compra altamente relevante e direcionado, falar com a audiência certa, no momento adequado. E engana-se quem pensa que isso vale apenas para as grandes marcas. Os marketplaces disponibilizam também para os pequenos e médios empreendedores uma plataforma de operação rica em informações e ferramentas que as tornam acionáveis no dia a dia. É possível criar campanhas para determinada linha de produto, ações para atrair seguidores, bem como reservar espaços premium no app, como banners na página principal, por exemplo.
Além disso, o retail media fornece informações valiosas sobre o comportamento e as preferências do consumidor. Ao aproveitar estes dados, os anunciantes podem personalizar as suas campanhas com precisão, garantindo que as suas mensagens impactem o público certo, na hora certa. Esta abordagem baseada em dados aumenta a eficácia da publicidade e permite a otimização contínua com base em feedback e análises em tempo real.
Para os varejistas, exibir anúncios relevantes pode melhorar a experiência do cliente em seus sites e aplicativos, aumentando o engajamento e a fidelidade. Além de gerar uma competitividade aprimorada e de monetizar o tráfego online.
As agências de publicidade têm incorporado essas soluções em seus planos de ações para otimizar os resultados dos negócios dos seus clientes. Daqui para a frente, a tendência é uma maior integração em várias plataformas e canais de vendas. As empresas de varejo e marketplaces buscarão sincronizar suas estratégias de promoção de produtos em todos os pontos de contato com o cliente, incluindo mídias sociais e ações combinadas como criação de produtos em conjunto, proporcionando uma experiência de compra mais coesa e personalizada.
Neste sentido, a personalização é essencial para o sucesso dos Ads. Investir em pacotes que fujam da exposição da marca e que criem novas oportunidades para os anunciantes é crucial. Dessa forma, é possível alcançar o topo do funil de vendas, mas também gerar awareness e interação com o consumidor. Há modalidades como a live commerce que podem dar um retorno imediato no investimento.
Além disso, o avanço das tecnologias, como Inteligência Artificial e realidade aumentada, transformará ainda mais o cenário dessa mídia. Essas features permitirão a automação de processos de anúncios, análise de dados em tempo real e até mesmo experiências de compra imersivas, criando oportunidades para o envolvimento ainda maior do cliente.
Felipe Lima é líder de Desenvolvimento de Negócios na Shopee.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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