Com aposta em influenciadores, Renner é a marca que mais cresce no Instagram

Durante o período analisado, a varejista conquistou 72.627 novos seguidores em sua conta

Para entender o impacto que os influenciadores têm na jornada do consumidor no setor de moda e vestuário, a empresa de pesquisa Buzzmonitor realizou um estudo comparando a atuação das marcas de fast-fashion Renner, Riachuelo e C&A no Instagram. Realizada entre maio e junho, a pesquisa ”Micro, macro e mega influenciadores: veja as estratégias da Renner, Riachuelo e C&A no Instagram” traz dados de performances das três marcas. 

Durante o período analisado, a Renner foi a que mais ganhou seguidores no Instagram. A fast-fashion conquistou 72.627 novos seguidores em sua conta, alcançando o número total de 8.132.432 seguidores. De acordo com a pesquisa, o crescimento em números totais é mais do que o dobro de Riachuelo e C&A. 

A marca, no entanto, teve uma queda de 46,3% no engajamento, pontuando em média 0,28. Nos dois meses anteriores, a média foi de 0,65. Segundo a Iconosquare, uma boa taxa de engajamento varia entre 1% e 5%.

O levantamento apontou que a C&A foi a marca que mais criou conteúdo orgânico, com 137 postagens no feed. No período do levantamento, a marca conquistou 31.370 seguidores em seu perfil, atingindo 6.674.784. Entretanto, a marca teve o menor engajamento médio dentre as empresas estudadas, chegando a uma média de 0,21.

Sendo a marca mais seguida entre as três, a Riachuelo teve o maior engajamento médio no Instagram. A varejista realizou uma parceria com a Approve, empresa de vestuário do influenciador Leo Picon, e registrou picos de engajamento durante o lançamento. Durante o período estudado, a marca teve um crescimento de 68,77% no engajamento, pontuando 0,77.

Influenciadores como estratégia

De olho nas tendências das redes sociais, a Renner apostou em parcerias com influenciadores digitais. Utilizando em sua maioria vídeos – formato que mais entrega dentro da plataforma —, o conteúdo tinha como padrão divulgar grandes nomes do Instagram experimentando roupas da marca e fazendo comentários sobre elas. As personalidades criaram vídeos temáticos, como combinações para o inverno, dicas para o fim de semana e mais. 

O destaque vai para a influencer e modelo Maju de Araújo, que aparece duas vezes no ranking de performance da pesquisa, sendo uma delas na primeira colocação, com mais de 18 mil interações.

As quatro postagens com maior número de engajamento da Renner contavam com influenciadores

Diferente da Renner, que apostou em seguidores com média de 100 a 200 mil seguidores, a Riachuelo buscou mega influenciadores, a exemplo de Rafael Uccman (9 milhões), Álvaro (9,8 milhões), Tata Cocielo (9,5 milhões), Bruna Unzueta (2,3 milhões), Leo Picon (5,8 milhões) e Lore Improta (13,8 milhões).

Das 10 postagens com mais engajamento do público, 9 foram em parceria com influenciadores. Além disso, quatro deles faziam parte da colaboração #ApproveparaRiachuelo. O influenciador com melhor performance em números foi Rafael Uccman, que teve 179 mil interações em sua foto em parceria com a marca.

Juntos, influenciadores presentes nas 4 postagens com maior número de interações acumulam 35,6 milhões de seguidores

Seguindo um caminho diferente das concorrentes, a C&A não realizou parcerias com muitos influenciadores durante o período de pesquisa. A marca criou a coleção #CeATees, com o intuito de dar voz a artistas independentes. Criadas por ilustradores, as peças dessa coleção são exclusivas  e ocuparam espaço na rede social da C&A nos últimos meses.

Postagens orgânicas são maioria no ranking de performance da C&A

Além disso, a varejista não utilizou grandes influenciadores para criar as tradicionais postagens de escolhas de looks. Em vez disso, divulgou os próprios colaboradores, ilustradores da coleção #CeATees e microinfluenciadores (com 10 a 100 mil seguidores).

Entre as postagens com maior número de interações, divulgações de coleções e tendências sazonais ocuparam a maioria do ranking.

Imagem: Shutterstock e Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist