Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

“É preciso levar em conta o lado humano para tirar insights valiosos desse mundo de informações”

Redação de Redação
29 de agosto de 2019
no Eventos, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O varejo nunca teve a sua disposição tantos dados. O Big Data é apontado como um  aspecto que veio para ficar, mas ainda gera dúvidas quanto a formas e a efetividade de seu uso. A discussão sobre o tema aconteceu no LATAM Retail Show no painel “Por que o Big Data precisa do Think Data?”.

“É preciso levar em conta o lado humano para tirar insights valiosos desse mundo de informações. Importante salientar que o Big Data pode ter pontos cegos e correlações sem qualquer significado. Por isso, o estudo desses dados preciso do olhar apurado de especialistas, que saberão indicar como aplicá-los de forma mais estratégica”, defendeu Carol Leslie, estrategista de experiência do usuário e sócia da Zoly. A mediação ficou por conta de Fabio Sayeg, CEO da mesma companhia.

A diretora científica da Nielsen Brasil, Janaína Brizante, explicou que a emoção é uma variável importante na tomada de decisão. Neurocientista por formação, ela destacou que a área ganhou espaço por conseguir trazer dados acerca da emoção. A empresa utiliza métricas da neurociência, como engajamento emocional, memória e atenção, bem como metrificações próprias, como efetividade geral (combinação das três primeiras) e intenção e ação.

Janaína Brizante citou exemplos como estudos para marcas como Mentos, em sugestões de propagandas, e Fruit-Tella, para lançamento de nova embalagem e logo. “Quanto mais experiência, conhecimento de ciência e de mercado, melhor se consegue gerar insights e sugerir ajustes que podem ser essenciais na comunicação com o público”, explicou.

Para Ana Gabriela Bonfim, sênior analytics do Serasa Experian, os dados estão a disposição, o importante é fazer as perguntas certas. “As respostas não surgem de uma hora para a outra. Necessário trabalhar em conjunto para conectar os pontos todos”, ressaltou. Ele citou como exemplo a loja da Nike em Nova York, na qual o cliente tem a oportunidade de customizar o tênis.

No Brasil, ela enxerga uma grande oportunidade de mercado por conta de medidas como a lei de proteção de dados e novo cadastro positivo. “Uma vez que temos informações sobre as operações de risco, podemos tomar decisões mais assertivas para cada consumidor”, disse. Bonfim defendeu que os líderes precisam entender que os dados estão à disposição para poder prover serviços e soluções para que o cliente seja melhor atendido.

Já Eduardo Takeshi, gerente Sênior Marketing de TI da Oi Soluções enfatizou a importância do Big Data para entender o cliente, ajudar na prevenção de fraudes e no desenvolvimento de novos negócios. Segundo pesquisa da OI em parceria com IDC Brasil, o digital está na cabeça dos varejistas. O desafio é entender como essa transformação se aplica nas diversas áreas e para as diversas personas da empresa.

O Oi Soluções, por exemplo, oferece serviço de analytics integrado no potencial da loja física. Por meio do geomarketing de franquias, é possível antecipar a visão a partir de fluxos de movimento,  trabalhar em conjunto com as marcas e até embasar estratégia para a expansão.

* Foto: Terassan Fotografia

Postagem anterior

Blockchain irá proporcionar aos consumidores maior confiança nas marcas

Próxima Postagem

Entrevistas exclusivas: LATAM Retail Show 2019 (parte 2)

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas
Economia

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China
Economia

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre
Notícias

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem
Eventos

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Entrevistas exclusivas: LATAM Retail Show 2019 (parte 2)

Entrevistas exclusivas: LATAM Retail Show 2019 (parte 2)

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.