Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Mega Fórum LATAM Retail Show: Empreendedorismo envolve muitos sonhos e riscos

Redação de Redação
29 de agosto de 2019
no Eventos, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Diante do cenário de crise econômica, muitos brasileiros decidiram investir no próprio negócio como fonte de renda. Sobre este assunto, Daniel Funis, VP de América Latina da Farfetch; José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO Holding de Franquias; João Kepler, sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos, e João Appolinário, fundador da Polishop, realizaram o painel “O Empreendedorismo que transforma o Brasil”, durante o Mega Fórum do LATAM Retail Show. A conversa contou com a mediação de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls.

A Farfetch é uma empresa que reúne marcas e parceiros de moda de luxo, estando presente em mais de 50 países. “Nosso negócio é bem sucedido porque solucionou um problema de pequenas boutiques, pensando que são empresas familiares, com lojas apenas na Espanha, na Itália, em poucos lugares. Nós demos visibilidade e solução para estes varejistas”, contou Daniel. De acordo com o executivo, a empresa tem um dos sites mais acessados do mundo. 35% das vendas das marcas brasileiras atendidas pela Farfetch são exportadas, assim, a atuação da empresa ajuda estas empresas a crescer.

Kepler compartilhou sua experiência como dono de um e-commerce de ingressos, quando procurou um empréstimo e teve o pedido negado. Ele acreditava que mostrando funcionários uniformizados e carro com nome na porta iria encantar e conseguir o investimento. O problema é que ele não tinha um negócio escalável. Sugeriram que ele tornasse seu site uma plataforma para e-commerce, dando estrutura para os concorrentes. Assim ele fez, reduzindo sua equipe. O negócio deu certo e ele passou a ganhar muito.

Diante da própria dificuldade, ele conheceu o conceito de investidor anjo e viu a dificuldade que os empreendedores têm para conseguir empréstimos. “Entendendo que quem empreende no Brasil, empreende em qualquer lugar, já que as dificuldades são enormes, vi que era preciso investir nos primeiros estágios dos negócios”, contou Kepler. Assim, ele se tornou um investidor anjo.

Semenzato iniciou sua apresentação alertando: “Para empreender é preciso tomar uma dose grande de risco”. Ele também compartilhou sua trajetória, começando por sua infância pobre. “Quando eu tinha 12 anos, minha mãe era dona de casa e decidiu vender coxinha para aumentar a renda. Eu comecei a planejar minha rota de vendas, meu plano de distribuição e fazer viagens com os salgados para vender. Eu vi que o trabalho, gerar renda, trazia coisas boas. Eu fiz minha mãe comprar um fusca”, narrou o executivo.

Ele trabalhou tirando copias aos 14 anos, virou gerente, investiu em cursos e em qualificação. “Aos 22 anos, tive a ideia de criação da Microlins, com todos os insights e cursos”. A empresa foi vendida em 2010 por 220 milhões, mesmo tendo falido em 1994, com o início do Plano Real. Neste período de dificuldades, ele transformou o negócio em franquias, com apenas uma unidade própria. Aos poucos Semenzato conseguiu se recuperar e iniciou o merchandising no Brasil, por meio da doação de produtos para programas de televisão. Em 2011, ele teve a ideia de iniciar a holding SMZTO, negócio que mantém até hoje. De acordo com o empresário, “quem quiser empreender tem que ter muita resiliência para superar os momentos difíceis”.

Appolinário contou que iniciou a Polishop há 20 anos, pensando que o varejo precisava de algo novo. A empresa começou com filmes na televisão, catálogos e só depois lojas físicas. Hoje, a empresa tem uma rede de pessoas que desejam empreender e vendem produtos da Polishop. “Somos focados em benefícios, não em produtos”, explicou o empresário.

O fundador da Polishop afirmou que quer oferecer o melhor para o consumidor. “Eu quero que as nossas lojas sejam um grande parque de diversões.” Ele contou que estava no shopping com o filho e foi proibido de entrar em uma loja porque estava tomando sorvete. O empresário comentou que aquela loja ia fechar, o que de fato aconteceu. E resumiu: “O negócio é oferecer uma experiência diferente para o consumidor”.

* Foto: Terassan Fotografia

Postagem anterior

“Para mudar o hábito, analise seu meio ambiente e escolha qualquer movimento que consiga dar regularidade”

Próxima Postagem

“Temos de competir no valor agregado”

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar
Inovação

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais
Economia

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples
Economia

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre
Economia

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero
Notícias

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29
Meios de pagamento

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
“Temos de competir no valor agregado”

“Temos de competir no valor agregado”

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.