O serviço de entrega de drones do Google completará 100 mil entregas neste fim de semana e segue crescendo rapidamente: 500% no ano passado. No primeiro trimestre de 2021, foram feitas mais entregas do que em todo o ano de 2020, segundos informações da Forbes. Isso provavelmente é apenas o começo, porque o Google diz que está se expandindo este ano, inclusive nos Estados Unidos.
Os drones de Wing são uma espécie de drone híbrido/aeronave de asa fixa que cruzam a cerca de 45 metros (100 pés). Eles carregam pequenos pacotes: até cerca de 1,2 kg, e entregam em um raio de cerca de 10 km, com entrega em menos de seis minutos. Os drones não aterrissam. Eles descem a cerca de sete metros e, em seguida, liberam o pacote automaticamente.
A Wing atualmente opera em três países: Austrália, Estados Unidos e Finlândia. Apenas uma de suas operações de entrega, em Queensland, Austrália, é o maior serviço de entrega de drones residenciais do mundo, de acordo com o Google.
Cidades de médio tamanho
Seu maior sucesso foi em Logan, na Austrália, onde mais de 50 mil de sua entregas totais foram realizadas. Com cerca de 300 mil, o serviço do Wing é acessível a pouco mais de um terço dessa população. Os usuários podem baixar o aplicativo Wing e pedir uma pequena seleção de produtos, incluindo café, mantimentos, sushi, bolos, ração para animais de estimação e roupas esportivas. As entregas geralmente são feitas em menos de 10 minutos, e o registro da Wing para uma entrega é de dois minutos e 47 segundos do pedido até a chegada.
“Existem centenas de cidades ao redor do mundo como Logan em termos de tamanho: New Orleans, EUA; Manchester, Inglaterra ou Florença, Itália, só para citar alguns”, DIZ porta-voz da Wing Jonathan Bass, em entrevista ao The Verge. Ele observou que mais de 2 bilhões de pessoas vivem em cidades com população de 500 mil ou menos, embora tenha acrescentado que o Wing tem ambições de operar em cidades maiores também.
Com informações de Forbes e The Verge
Imagem: Reprodução