Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Algo está errado e precisa ser enfrentado

Momentum nº 979

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
29 de agosto de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
tema depressão suicídio Algo está errado e precisa ser enfrentado

Não. Não se trata de mais um artigo no calor das discussões que envolvem a crescente e indesejável polarização no plano político que nos atinge no momento. Nem a despropositada ação de ministro do STF contra empresários por troca de mensagens pelo Whats pessoal. Nem mesmo uma nova discussão sobre os caminhos do varejo e consumo no mundo como temos feito habitualmente neste espaço. Talvez nem devesse estar por aqui.

Mas tem a ver com algo muito sério e envolve os jovens brasileiros.

No período de quatro meses apenas acompanhamos informações que envolviam cinco casos de jovens, todos de famílias de classe social elevada, que tiraram sua própria vida em meio a um processo depressivo, em tratamento ou não. E um outro caso a tentativa, felizmente frustrada, foi divulgada publicamente, pois acabou envolvendo o estagiário de um conhecido escritório de advocacia.

A sequência de ocorrências intriga e preocupa e um mínimo de pesquisa encontra artigos diversos em especial nos últimos anos tratando do tema da escalada de suicídios entre jovens, mostrando que algo está errado e deveria ser enfrentado.

Algumas conversas tratando do assunto com cientistas, médicos e pesquisadores na área, pelo incômodo que o tema gerou, ainda de forma superficial, mostram essa escalada da ocorrência de depressão entre jovens num patamar muito alto e com avanços nos últimos anos que foram, parte deles, creditados à pandemia.

As causas parecem ser mais amplas e envolvem também questões ligadas às mudanças nas relações interpessoais nas redes sociais, os jogos que induzem crescimento da agressividade, os dramas do convívio com um ambiente cada vez mais competitivo, os desafios gerados pela volatilidade em tudo e outras mais.

Mas o fato é que existe uma escalada de ocorrências, em especial no Brasil, e isso tem sido estudado, pesquisado e se tornou tema de saúde pública. Porém pouco divulgado e discutido numa preocupação de que sua difusão possa ser fator de indução de mais ocorrências.

Em quase todos esses casos de que tivemos conhecimento, o que aconteceu envolveu jovens de famílias de bom nível social e econômico, o que minimiza algumas carências, que por problemas pessoais tiraram a própria vida em gesto extremo de incapacidade de conviver com sua realidade.

Nada mais dramático numa sociedade que oferece tanto, em especial para quem pode ter acesso, como era a situação desses poucos casos que tomamos como referência.

Quantos casos mais acontecem?

E, mais crítico, o problema no Brasil cresce, enquanto numa visão mais global estaria decrescendo.
Segundo matéria publicada em 23/05/22 no Portal Plural, enquanto no mundo as taxas de suicídio estariam declinantes (-36% entre 2000 e 2019, portanto pré-pandemia), no Brasil, com base em no DataSUS, as mortes por lesão autoprovocada entre 2011 e 2020 aumentaram 35%, ainda que com variação no período considerado em relação à pesquisa global.

O tema foi tratado em recente publicação (17/06/22) da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tocou no tema de saúde mental e destacou que em 2019 quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, viviam com um transtorno mental, potencial principal de gerador dos suicídios.

Segundo a mesma OMS, em 2019 a cada 40 segundos uma pessoa se suicida e essa é a segunda maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos. Entre adolescentes de 15 a 19 anos, o suicídio foi a segunda principal causa de morte entre meninas e a terceira maior causa de morte entre meninos. O Brasil teria 6,7 causas de morte por suicídio por 100 mil habitantes entre 15 e 29 anos, classificando o país na 9ª posição global.

As redes sociais, o cyberbullying e mesmo o chamado efeito copycat acabam de um lado induzindo e de outro lado inibindo que esses temas sejam conhecidos e debatidos, contribuindo para que não seja tratado da forma mais direta e incisiva, como mostrou o trabalho “A influência das redes sociais nos casos de suicídio entre jovens e adolescentes brasileiros durante a pandemia”. Muitas de suas condições permaneçam no período pós-pandemia, como mostram os fatos relatados e baseado em artigo de Clodoaldo Moreira dos Santos Junior e Ana Lucia Vieira.

Se o tema despertar interesse e alguma atenção, fica a contribuição às eventuais iniciativas de prevenção para inibir esse crescimento e a solidariedade com os pais que perderam seus filhos nessas circunstâncias.

Mas não se deve ignorar que algo está errado nesses aspectos e o problema deve ser enfrentado de forma mais aberta e urgente.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Estudo mapeia perfil gamer de crianças e adolescentes brasileiros

Próxima Postagem

Neurobusiness pode ser usado para entender decisão do consumidor e potencializar as vendas

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Neurobusiness pode ser usado para potencializar as vendas

Neurobusiness pode ser usado para entender decisão do consumidor e potencializar as vendas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.