Com camisas de times e centenas de itens esportivos da Nike, Puma e Adidas, a Bayard Esportes lança, a partir desta semana, uma plataforma de recommerce, com foco na economia circular e na ampliação de sua missão com responsabilidade ambiental. O Bayard Replay é o novo canal de vendas em que os próprios consumidores podem disponibilizar produtos usados e receber créditos para novas compras em até 24 horas após a triagem das peças.
De olho no consumo consciente e com novo posicionamento, a marca leva toda a expertise de curadoria premium ao longo de quase 70 anos de história para este novo momento. “Somos apaixonados por esportes e nosso objetivo é o de levar aos nossos clientes uma vida mais saudável e equilibrada a partir da melhor curadoria de produtos. Já oferecemos um atendimento via concierge e, agora, queremos utilizar o mesmo conhecimento para que os produtos seminovos e de alta qualidade possam fazer parte da história de outras pessoas”, afirma Lucas Zimmermann, da Bayard Esportes.
Desenvolvido pela Loopify, startup que recentemente recebeu aporte de R$ 4 milhões da Hiker Ventures, o Bayard Replay aceita e oferece produtos em excelente estado de conservação das mais diversas categorias, como calçados, acessórios e vestuário, por preços competitivos. Por lá, os consumidores vão poder encontrar camisas dos principais times de futebol do Brasil e do mundo, smartwatches, raquetes e tênis esportivos, por exemplo.
Para o fã do esporte que quiser disponibilizar itens na plataforma em busca de crédito para novas compras, a coleta pode ser feita tanto em loja física quanto pela internet, sendo que, neste último caso, o frete é gratuito.
O sistema preditivo conta com uma robusta análise de dados para filtrar, classificar e precificar o produto na pré-avaliação. Na sequência, especialistas avaliam o produto baseado em critérios estéticos e técnicos e, então, é definido o preço final. De acordo com a GlobalData, o mercado de re-commerce está avaliado em US$ 175 bilhões, nos Estados Unidos.
Expansão de lojas físicas
Nos últimos anos, a Bayard Esportes expandiu a sua operação, com a abertura de mais de 20 lojas nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Com o recommerce Bayard Replay, a empresa espera uma nova fonte de receita relevante à operação e ao meio ambiente.
Imagem: Divulgação