Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Dois em cada três brasileiros pretendem fazer compras durante a Black Friday

Jornadas diversificadas são a principal característica da edição deste ano

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
29 de setembro de 2023
no Black Friday, Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Black Friday

Gleidys Saldanha, diretora de negócios para o varejo da Google Brasil

A Black Friday deste ano espera um crescimento na intenção de compra na maioria das categorias. Mais experiente e adepto às novas tecnologias, dois em cada três brasileiros pretendem realizar compras durante o mês que é marcado por promoções e descontos. A informação é de uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise.

Das 20 categorias analisadas pela pesquisa, 16 tiveram crescimento na intenção de compra. Com 18 pontos percentuais maior do que no ano passado, a categoria que mais se destacou foi a de beleza e perfumaria. Eletrodomésticos e eletroportáteis compõem o ranking, com 10 e 9 pontos percentuais, respectivamente.

O preço baixo é o fator mais importante para um em cada quatro brasileiros. Figurando em quarto lugar no ano passado, a qualidade dos produtos é a segunda maior preocupação de quem pretende fazer compras durante a Black Friday, seguido por confiabilidade da loja, site ou aplicativo, custo do frete e o tempo de entrega.

“Acreditamos que, para ter sucesso na temporada mais esperada do ano, é preciso sair da lógica de massa de oferta e de pessoas. O objetivo é chegar nas pessoas certas com as melhores ofertas. É o que chamamos de investimento inteligente“, afirma Gleidys Saldanha, diretora de negócios para o varejo da Google Brasil.

O evento acontece apenas em novembro, mas os consumidores já demonstram interesse pela data. As buscas pelo termo ‘Black Friday’ no Brasil cresceram 24% se comparado ao mesmo período de 2022. Além disso, categorias com alta intenção de compra já começam a ser pesquisadas pelos consumidores.

A pesquisa aponta que, em média, 6 em cada 10 brasileiros que desejam comprar TVs, equipamentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos e celulares começam a buscar o produto com um mês ou mais de antecedência.

“Quanto maior o preço de um produto e a complexidade da tomada de decisão para sua compra, maior é a antecipação das pesquisas. E nesse processo de tomada de decisão, a importância do digital é inquestionável: 91% dos consumidores pesquisam on-line antes de comprar na Black Friday”, diz Nathalia Camargo, diretora de Commerce para médias empresas do Google Brasil.

Padrões de consumo

Cada vez mais omnicanalizado, espera-se que os consumidores tenham jornadas cada intencionais e imprevisíveis – a pesquisa prevê até 130 milhões de possibilidades de ciclos de compras.

“Saímos de uma visão de funil, que é mais linear, para uma visão de jornada com inúmeras possibilidades, muito mais heterogênea e que varia, inclusive, por categorias. Podemos dizer que para cada categoria tem uma jornada diferente”, afirma Rodrigo Paolei, líder de produtos de performance do Google Brasil.

Imagem: Divulgação 

Postagem anterior

Da comissão à consultoria: a reinvenção das agências de publicidade

Próxima Postagem

Petrobras faz parceria com Vale para hidrogênio, eólica offshore e logística

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Lucro contábil do BNDES é de R$ 4,9 bi no 3º trimestre, puxado por dividendos da Petrobras

Petrobras faz parceria com Vale para hidrogênio, eólica offshore e logística

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.