Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

PMO: a arte de melhorar negócios de forma eficiente

Natalino Franciscato de Natalino Franciscato
29 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
PMO: a arte de melhorar negócios de forma eficiente

O que é o PMO?

O PMO (Project Management Office) é o grupo de pessoas dentro das organizações que trabalha para padronizar práticas de gestão de projetos. O PMO pode ser também a denominação para o profissional que conduz o escritório de projetos (officer).

Por que as empresas precisam de projetos?

Considerando o ritmo frenético de mudanças nos mercados consumidores, nas tecnologias aplicadas aos negócios e no cenário econômico, as empresas precisam se adaptar para continuar sendo competitivas.

Ideias para melhorar o desempenho surgem a todo momento, porém, colocá-las em prática com resultados concretos é um desafio que necessita de técnica, organização e muita disciplina. Assim nascem os projetos dentro das organizações.

É normal que iniciativas de projetos ocorram em diversas áreas da organização, congestionando as equipes na hora da execução. Neste momento, é fundamental que a alta direção decida sobre prioridades, orientando o que é mais relevante para o negócio no curto, médio e longo prazos. Tudo isso alinhado com a estratégia da empresa.

Entendendo o PMO

O PMO é responsável pelo gerenciamento de vários projetos simultâneos ao longo da organização, ou seja, além das fronteiras do time diretamente ligado a cada projeto.

O PMO nas organizações pode exercer diferentes papéis, a saber:

  • PMO de controle direto sobre o projeto, inclusive dos recursos compartilhados, fornecedores e com envolvimento direto nas entregas;
  • PMO de controle do desempenho dos projetos e estabelecimento de normas, diretrizes e metodologias a serem utilizadas pelos gerentes de projetos, não se envolvendo diretamente na execução;
  • PMO consultivo, que apoia os gerentes na condução dos projetos, de acordo com necessidades específicas.

Podemos destacar as principais responsabilidades do escritório de gerenciamento de projetos como:

  • Apoiar as etapas de planejamento, execução e implantação de projetos;
  • Definir a metodologia a ser utilizada;
  • Assegurar a qualidade dos recursos humanos no time do projeto;
  • Orientar e facilitar a comunicação e negociação;
  • Informar a administração sobre o desempenho do projeto;
  • Apoiar na definição das prioridades e identificação de riscos;
  • Garantir a integração das áreas e processos aos objetivos do projeto;
  • Identificar os impactos organizacionais.

Assim, percebemos o importante papel do PMO no gerenciamento de projetos orientando, coordenando, integrando e apoiando a condução das atividades, através de metodologia e fornecimento de dados consistentes, decorrentes da padronização e centralização de informações do projeto, necessários para a tomada de decisões.

De forma clássica, as etapas na condução de projetos podem ser resumidas da seguinte forma:

Planejamento

Esta etapa é de extrema importância, tendo em vista que o investimento e o esforço no planejamento do projeto vão contribuir positivamente para mitigação de possíveis desvios. Podemos definir como desvios toda ocorrência recorrente ou eventual, que prejudica a entrega final e o objetivo do projeto.

Planejar é definir de forma clara os papéis, prazos, responsabilidades e entregáveis de cada um dos recursos do time do projeto, bem como tornar claros o escopo e objetivos a serem alcançados. É nesta fase que se definem regras de governança incluindo estrutura hierárquica de pessoas (organograma do projeto), agenda de reuniões recorrentes e demais recursos necessários.

Um outro ponto importante que não podemos deixar de destacar é a definição do time do projeto. É desejável que os participantes diretos possuam habilidades técnicas referentes às suas atividades ou processos, além de apresentarem nos seus perfis os seguintes comportamentos: facilidade de trabalho em equipe, capacidade de adaptação às mudanças e atitudes de liderança. Estes são elementos essenciais e facilitadores para o bom desempenho das atividades de um projeto.

Em resumo, planejar é organizar todos recursos aplicados e alinhar as expectativas de todos stakeholders ou partes envolvidas num projeto.

Implantação

Nessa etapa, o PMO em conjunto com os gerentes de projetos tem como principais responsabilidades: acompanhar o andamento e qualidade das ações das etapas do projeto; apontar riscos ou pontos de atenção;  mediar conflitos e propor alternativas ou soluções; incentivar a transparência e o compartilhamento das informações de todas as decisões tomadas; solicitar ao time do projeto ações de contramedidas para correção de curso de atividades não concluídas no prazo planejado; reforçar as definições, objetivos do projeto e responsabilidades e quando necessário solicitar apoio aos patrocinadores do projeto;

Qualquer desvio constatado no prazo ou nas ações planejadas do projeto deverá ser compartilhado com o time e patrocinadores do projeto, buscando ações corretivas e mitigação do impacto na conclusão e entregas finais.

Sustentação

Consiste em um período pré-determinado após a implantação do projeto, onde o time irá acompanhar os indicadores críticos da operação (KPIs) de forma periódica e, quando necessário, adotar rapidamente medidas corretivas sobre desvios ou dificuldades identificadas pelo time e/ou demais envolvidos/impactados nos processos da empresa.

Esses indicadores geralmente são obtidos através do planejamento realizado juntos aos processos envolvidos de volumes físicos, financeiros ou percentuais iniciais de atendimento de serviços, que deverão gradativamente evoluir até o atingimento das novas metas de performance.

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock e Reprodução

 

Postagem anterior

Ambev promove campanhas de inclusão e conscientização durante a Copa do Mundo

Próxima Postagem

BR Mania testa loja de conveniência autônoma para postos de gasolina

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting. É engenheiro pós-graduado em Administração Industrial e consultor sênior com mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança. Atuou como executivo em operadores logísticos de grande porte e gestor na indústria eletroeletrônica. Como consultor, desenvolveu projetos de otimização operacional e administrativa para a indústria e varejo, projeto e construção de Centros de Distribuição, revisão da cadeia de abastecimento, redução de custos aplicando metodologia OBZ, estudos de Tempos e Movimentos para aumento de produtividade, terceirização e internalização de atividades.

Relacionados Posts

Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar
Marcas

Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar

15 de maio de 2025
Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série
Varejo

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

15 de maio de 2025
Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos
Marcas

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

15 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Grupo Habib's inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded
Foodservice

Grupo Habib’s inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded

15 de maio de 2025
Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025
Logística

Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025

15 de maio de 2025
Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos
Economia

Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos

14 de maio de 2025
Supermercados defendem contrato de trabalho por hora
Supermercados

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

14 de maio de 2025
Próxima Postagem
BR Mania testa loja de conveniência autônoma para postos de gasolina

BR Mania testa loja de conveniência autônoma para postos de gasolina

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gymshark une varejo, marketing e serviço grátis em um único lugar

Gymshark une varejo, marketing e serviço grátis em um único lugar

15 de maio de 2025
Choosebase Shibuya combina on e offline mirando gerações Y e Z

Choosebase Shibuya combina on e offline mirando gerações Y e Z

15 de maio de 2025
LivSpace integra ecossistema de reforma de casas, no digital e no físico

LivSpace integra ecossistema de reforma de casas, no digital e no físico

15 de maio de 2025
Walmart

Walmart alerta que projeções estão sujeitas a “incertezas substanciais”, incluindo tarifas

15 de maio de 2025
PMEs crescem 34% no Dia das Mães e faturam mais de R$ 322 milhões

PMEs crescem 34% no Dia das Mães e faturam mais de R$ 322 milhões

15 de maio de 2025
La Pastina estreia no segmento de destilados com o lançamento da Inspirits

La Pastina estreia no segmento de destilados com o lançamento da Inspirits

15 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.