Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Interesse na Black Friday cresce, mas decisão de compra depende de preços

Entre os interessados, 70,9% planejam adquirir itens necessários, enquanto 25,9% aproveitarão para antecipar compras de Natal

Redação de Redação
29 de novembro de 2024
no Black Friday, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Interesse dos consumidores na Black Friday cresce, mas decisão de compra depende de preços

A Black Friday de 2024 desperta mais interesse entre os consumidores, mas a participação está cada vez mais condicionada aos preços. Segundo a Sondagem dos Consumidores, da FGV Ibre, a porcentagem de consumidores certos de que irão comprar caiu de 9,6% para 5,6% entre 2023 e 2024. Por outro lado, a proporção de pessoas dispostas a adquirir produtos dependendo de preços, condições de pagamento ou outros fatores aumentou de 21,7% para 29,9%.

Já a soma dos que têm certeza de que comprarão ou estão interessados em participar, dependendo de preços e outras condições, aumentou de 31,3% para 35,5% no mesmo período. E a porcentagem dos consumidores que não sabem se irão comprar produtos ou serviços na Black Friday caiu de 5,3% para 4,4%. Pela primeira vez desde 2017, o percentual de consumidores que não pretendem participar caiu para menos de 60%, ficando em 59,4%.

“Alguns fatores podem levar a este aumento da incerteza quanto às compras na Black Friday. Primeiramente, a percepção de que algumas das promoções não são realmente descontos em relação aos preços vigentes nos diferentes mercados. Por fim, as famílias brasileiras vivem um contexto de endividamento e inadimplência historicamente elevados”, destaca Anna Carolina Gouveia, economista da FGV IBRE e pesquisadora responsável pelo estudo.

Compras focadas em necessidade

A pesquisa revela uma mudança nas motivações de compra. Entre os interessados, 70,9% planejam adquirir itens necessários, enquanto 25,9% aproveitarão para antecipar compras de Natal. Essa tendência é mais evidente entre famílias de baixa renda, que priorizam bens de uso imediato.

“Esse resultado pode estar relacionado a uma melhora nas condições financeiras das famílias, se comparado com o ano passado, em que mais consumidores estão alocados no mercado de trabalho e conseguiram aumentar seus rendimentos. Isso permite que os consumidores aproveitem o evento para adquirir itens pessoais ou de uso cotidiano, sem a necessidade de planejar com antecedência as compras de presentes natalinos”, afirma Anna Carolina.

O e-commerce segue como o principal canal de compra, com 47,5% das intenções, um aumento em relação aos 40,7% de 2023. Outros 27,2% planejam combinar compras online e presenciais, e 17% preferem exclusivamente lojas físicas.

Apesar do interesse crescente, a cautela predomina. Taxas de juros altas, endividamento e desconfiança em relação a promoções falsas ainda freiam o consumo. “Os consumidores estão atentos e só participarão se os preços forem realmente vantajosos”, explica Anna Carolina.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mars Wrigley promove a sustentabilidade na indústria do cacau com patrocínio de concurso

Próxima Postagem

Inflação e estratégias fiscais: o Brasil e os EUA no tabuleiro econômico global de 2024-2025

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV
Economia

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra
Economia

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios
Tecnologia

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária
Economia

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Inflação e estratégias fiscais: o Brasil e os EUA no tabuleiro econômico global de 2024-2025

Inflação e estratégias fiscais: o Brasil e os EUA no tabuleiro econômico global de 2024-2025

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.