Inteligência Artificial evita prejuízos nas compras de fim de ano com avaliação de crédito mais precisa

Com o aumento de pedidos de empréstimos e cartões de varejo, especialista explica como a Inteligência Artificial pode mitigar inadimplência, golpes e fraudes

Com a chegada das festas de fim de ano e da temporada de férias, o varejo e as instituições financeiras aumentam consideravelmente as operações devido à alta demanda. Para atrair clientes e facilitar suas compras, as empresas estão inovando com vantagens exclusivas e promovendo mais flexibilidade para crédito.

Mas, infelizmente, esse não costuma ser um período de resultados somente positivos. Ao lado das vantagens de alcançar um número maior de consumidores, está o crescimento do número de golpes.

Segundo a 1datapipe, empresa de IA focada em insights e análises de score de crédito, uma avaliação mais criteriosa dos perfis dos consumidores pode ser a chave para que as empresas não sofram prejuízos. Neste caso, a Inteligência Artificial pode ser uma forte aliada.

Para fortalecer sua vantagem competitiva, grandes players do varejo estão adotando a estratégia de finanças integradas, oferecendo esses serviços aos clientes, sem necessariamente serem uma instituição bancária.

Essa abordagem concentra-se em aprimorar a experiência geral de compra dos consumidores, oferecendo mais possibilidades, como cartões de crédito de varejo e financiamento direto. Por outro lado, as instituições tendem a experimentar um maior volume de consultas e pedidos de empréstimos, também impulsionados pelo bom momento das compras e das viagens de fim de ano.

Para esses segmentos, o processo de análise de perfil para conceder serviços financeiros ao cliente precisa ser mais rápido para atender toda a demanda. Recursos impulsionados pela Inteligência Artificial podem ser a chave para capacitar os tomadores de decisão, permitindo que tomem resoluções inteligentes com base em dados.

“A Inteligência Artificial aprimora significativamente os processos de análise, tornando-os mais acessíveis a todos os negócios que carecem do suporte de avaliações precisas de perfil. Além disso, essa tecnologia se torna a maior aliada das empresas durante esta temporada, permitindo-lhes lidar com altos volumes de solicitações e oferecer melhores experiências de compra em questão de segundos”, afirmou Carey Anderson, CEO da 1datapipe.

No entanto, para surfar nessa onda com segurança, é preciso ter cautela. Anderson alerta sobre as vulnerabilidades nas ofertas financeiras, já que os golpistas estão sempre um passo à frente com a sofisticação dos golpes.

Para mitigar tais riscos, as empresas podem solicitar serviços de API de ferramentas inteligentes e análises multidisciplinares, combatendo eficazmente a fraude de identidade e outros golpes financeiros. “Essas ferramentas inteligentes não se concentram apenas em minimizar os riscos, mas também conduzem análises detalhadas do cliente, garantindo que as empresas não percam clientes em potencial enquanto ampliam a inclusão em suas estratégias”, revela o executivo.

A tecnologia não se concentra apenas em eliminar riscos, mas também realiza uma análise mais abrangente do cliente, prevenindo a perda de clientes potenciais para o negócio. Segundo a 1datapipe, 107,2 milhões de pessoas são consideradas sub-bancarizadas, o que significa que, apesar de terem potencial para serem contempladas com os serviços, são excluídas pelas análises tradicionais. Essa evolução da tecnologia aplicada às pontuações permite uma inclusão mais ampla dos cidadãos nessa estratégia.

A convergência da Inteligência Artificial e das operações financeiras anuncia uma era transformadora nos setores varejista e financeiro, prometendo experiências do consumidor e eficiência operacional aprimorada. Enquanto as empresas aproveitam a onda de inovação, a adoção cuidadosa de tecnologias inteligentes continua sendo fundamental para proteger tanto as empresas quanto os consumidores.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist