Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Fluxo retrai em lojas físicas, mas faturamento aumenta 9% em fevereiro de 2024

Em fevereiro, lojistas de rua apresentaram recuo de 8% e os de shoppings 5%, em relação ao mesmo período de 2023

Redação de Redação
30 de março de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Fluxo retrai em lojas físicas, mas faturamento aumenta 9% em fevereiro

O fluxo de visitação em lojas físicas registrou queda de 6% no mês de fevereiro de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da pesquisa  Índices de Performance do Varejo (IPV), organizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Os estabelecimentos de rua apresentaram recuo de 8% e os de shoppings, 5%, na mesma base de apuração. Ainda, os shopping centers, em geral, registraram 1% de retração no fluxo.

Transações em alta

Por outro lado, o faturamento do varejo apresentou aumento de 9% no Brasil. Com destaque para lojas de rua, que atingiram 14% de alta, e para a região Nordeste, que alcançou 13%. Essa movimentação refletiu na variação no ticket médio geral, que chegou à casa dos 4,5%, representando crescimento de 6% para estabelecimentos de rua e 0,2% para lojas de shoppings.

“Apesar das turbulências políticas e econômicas, é crucial adotar um olhar mais otimista sobre a economia brasileira em 2024 a partir da performance desse primeiro trimestre. A redução consistente da taxa básica de juros pelo Banco Central traz alívio para os varejistas, facilitando investimentos em expansão, tecnologia e estoques. Com previsões favoráveis de crescimento econômico e inflação controlada, vislumbramos um ciclo virtuoso de mais consumo, empregos e benefícios para toda a sociedade”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC.

Dados por região

Com exceção do pequeno acréscimo no fluxo de visitação apontado no Nordeste (0,3%) e Centro-Oeste (1%), as demais regiões apresentaram redução. Destaque para o Norte, com queda acentuada de 21%.

No entanto, assim como o faturamento apresentou aumento de 9% no país, as vendas também subiram; registraram 4% de alta em todas as regiões, com destaque para Centro-Oeste (9%), Nordeste (7%) e Sul (3%).

Fluxo entre setores

O fluxo de visitação contou com redução nos quatro setores com dados apurados em fevereiro de 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Por outro lado, em termos de vendas, há notável destaque no segmento de “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, com alta de 11%, além do aumento expressivo de 17% no faturamento. Trata-se do único setor com destaque positivo no período.

Na contramão, como destaque negativo, encontra-se a categoria “móveis e eletrodomésticos”, com redução de 10% nas vendas e “tecidos, vestuário e calçados”, registrando redução de 5% em faturamento.

“Ainda que as iniciativas de transformação digital tenham enfraquecido no ano passado, por conta de planos de sobrevivência imediata de algumas companhias, temos visto que o cenário econômico pode ajudar a superar gradualmente esse desafio. E, ainda que o fluxo no varejo físico tenha decrescido no último mês, a loja nunca teve um papel tão importante na jornada de consumo, assumindo parte estratégica para melhorar experiência, aumentar engajamento e fornecer conveniência ao consumidor”, relata Flávia Pini, sócia da HiPartners.

Outros insights do estudo

  • O índice de Cesta Básica no E-Commerce (ICB-COM) registrou alta de 17% em relação a fevereiro de 2023. Na variação mensal, houve crescimento de 0,15%.
  • Para o indicador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) da cesta básica, que cobre preços em lojas físicas, houve alta de 2% na variação mensal de fevereiro de 2024, em São Paulo. Em relação a fevereiro do ano anterior, o índice apresentou crescimento de 4%.
  • No volume de vendas, o destaque positivo foi Centro-Oeste (9%), seguido do Nordeste (7%) e Sul (3%).
  • No faturamento nominal, o maior crescimento foi da região Nordeste (13%).
  • No fluxo de visitantes, Norte (-21%) foi destaque negativo e Nordeste (0,3%) e Centro-Oeste (1%) apresentaram pequena alta no período.
  • O segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos teve alta de 11% nas vendas e 17% em faturamento.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Cartão de benefícios com dupla função é tendência de mercado para empresas

Próxima Postagem

Criamigos vai lançar o primeiro hotel temático infantil do Brasil este ano

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Criamigos vai lançar o primeiro hotel temático infantil do Brasil este ano

Criamigos vai lançar o primeiro hotel temático infantil do Brasil este ano

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.