De acordo com dados recentes levantados pelo eMarketer, uma das maiores empresas de pesquisa e informação sobre mercado digital do mundo, os investimentos com publicidade no Brasil estão em trajetória de crescimento absoluto.
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O total de investimento com publicidade deverá aumentar aproximadamente 10%, comparando 15 x14, tornando o Brasil um dos quatro seletos países com crescimento de dois dígitos, segundo as últimas previsões do eMarketer para investimentos em mídia paga em todo o mundo.
Isso trará gastos totais com publicidade de mídia no Brasil para mais de US $ 15 milhões* este ano e quase US $ 23,5 bilhões até 2019, período analisado e projetado pela empresa. Durante o mesmo período, o Brasil vai aumentar a sua participação sobre o mercado publicitário mundial de 3,6% para 4,1%.
Outra previsão importante refere-se aos números domésticos sobre investimento em marketing digital. De acordo com o estudo, os anunciantes devem investir mais de US $ 2,3 bilhões em anúncios digitais no Brasil este ano, ou 14,7% de todo o budget de marketing.
Duas reflexões a partir daqui:
1) Em um mercado nacional onde temos mais de 85 milhões de pessoas com acesso a internet, mais de 50 milhões de smartphones sendo utilizados e a internet como meio que mais cresce de acordo com o critério de “tempo gasto”. Uma parte dos anunciantes insiste em não entender (ou não quer entender) que o comportamento do seu consumidor mudou e que hoje ele é multi-screen (TV, Celular, Tablet e Desktop), além dele consumir diferentes mídias ao mesmo tempo. Ou seja, a fatia digital do bolo publicitário deveria e tem que ser maior, fazendo parte natural de todo plano de marketing de qualquer empresa .
2) Os números são relevantes e demasiadamente importantes para outra reflexão. Em um cenário de instabilidade e de mais dúvidas do que certezas, além de redução de gastos e otimização de investimentos, a publicidade digital passar a ser de fato mais do que uma alternativa no plano de marketing, mas sim uma real e convicta ação para geração de performance com maior retorno do que está sendo investido. Com uma mídia em que é possível massificar a ação mas ao mesmo tempo saber exatamente quem está sendo impactado, por qual valor e com qual retorno (todos os dados em real time), por que não se explorar mais este meio!?
E, para se ter uma maior compreensão de para onde a verba de marketing digital está caminhando, a grande porcentagem está em anúncios de busca (motivo por serem vistos como canal altamente de performance), seguido de perto por anúncios em display (por conta do seu alto apelo para construção de marca e ser parte fundamental no processo de atenção pela marca durante a jornada do consumidor até a tomada de decisão de compra).
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Thiago Mei (thiagomei@wroi.com.br) é sócio e responsável por Marketing e Negócios Estratégicos da Agência WROI