Compras online de até 50 dólares terão alíquota zero a partir de 1º de agosto

Para obter o benefício empresas online precisarão fazer parte do Remessa Conforme, novo programa da Receita Federal

O Ministério da Fazenda divulgou, por meio do Diário Oficial da União, que a partir de 1º de agosto compras online de até US$ 50 contarão com alíquota de importação zero. Para isso, a empresa de comércio eletrônico terá de ser participante do Remessa Conforme, novo programa de conformidade da Receita Federal. A medida se aplica a compras transportadas tanto pelos Correios, quanto por empresas privadas e independe se o remetente é pessoa física ou jurídica.

Atualmente compras online de até US$ 50 enviadas de pessoa jurídica para pessoa física tem uma alíquota de imposto de 60%. Nas negociações de pessoa física para pessoa física, a alíquota já está em zero, e assim continuará.

No mesmo dia o Diário Oficial da União também trouxe a publicação da Instrução Normativa 2.146/2023, falando sobre o programa Remessa Conforme, com foco na modernização das regras aplicáveis às operações de comércio exterior de eletrônicos. O novo programa estabelece tratamento aduaneiro mais célere e econômico para empresas de comércio eletrônico que cumpram voluntariamente os critérios pré-definidos.

A Receita Federal, desta forma, terá à sua disposição, de forma antecipada, as informações necessárias para a aplicação do gerenciamento de risco dessas remessas internacionais. Além disso, elas serão entregues com mais velocidade e com redução dos custos relativos às atividades de deslocamento e armazenamento, de forma a proporcionar ganhos relevantes para os operadores logísticos.

Vale lembrar que a adesão ao programa é voluntária e só ocorrerá após análise e certificação que confirme o atendimento dos critérios definidos pela Receita Federal.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist