Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Acorda, Brasil

Momentum n⁰ 1.074

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
30 de junho de 2024
no Uncategorized
Tempo de leitura: 5 minutos
Acorda, Brasil

“A evolução econômica e social do Brasil nos anos recentes mostra que estamos nos distanciando, cada vez mais, do sonho de um País mais desenvolvido, justo, menos desigual, mais seguro e moderno.

O quadro comparativo do crescimento do PIB, nos últimos 60 anos, mostra o quanto estamos ficando para trás na evolução nesses e em muitos outros aspectos. 

E mente ou se engana e tenta enganar quem vê diferente disso quando se comparam indicadores globais nas áreas de educação, desigualdade social, segurança e desenvolvimento econômico.“

Os quadros comparativos tornam eloquente o descompasso do Brasil ante uma amostra com outros países e reforçam, para além do problema que nos atinge, o fato de que o mundo ocidental também enfrenta um quadro de perda de protagonismo no cenário global, dado o acelerado e consistente processo de transformação e evolução que se vive na Ásia, que temos mostrado e conectado de forma constante.

Evolução do PIB numa amostra de países

Estados Unidos, Inglaterra e França, tomados como exemplos da liderança ocidental, também vivem seus conflitos e dramas internos de forma a refrear o crescimento econômico e social, ajudando a ampliar e aprofundar o fosso que existe entre a realidade dos países desenvolvidos do Ocidente e o que acontece na Ásia.

Evolução do PIB per capita numa amostra de países

O recente debate na campanha presidencial norte-americana, que reuniu o desajustado com o decrépito, como a própria mídia norte-americana tem destacado, mostra que o vácuo e o despreparo das lideranças não é um problema só nosso.

O momento também é igualmente delicado na França e na Inglaterra. Mas é preciso ampliar a visão no tempo e comparar evoluções para termos mais clara essa constatação. E, por conta disso, a provocação dos gráficos acima.

Em especial, quando estamos comemorando os 30 anos do Plano Real no Brasil, constatamos que com visão, determinação e união é possível reverter quadros crônicos como já fizemos.

E tudo isso acontece num momento em que vivemos um cenário de intensa, profunda, ampla, crescente e irreversível transformação e que só os inconsequentes e alienados ousam ignorar ou minimizar.

Como muito bem definiu Thomas Friedman, com o aval de seus três prêmios Pulitzer, em recente artigo no The New York Times: “Não estamos em um momento comum da história. Estamos no início das maiores rupturas tecnológicas e da maior ruptura climática da humanidade. Estamos no início de uma revolução de Inteligência Artificial que vai mudar tudo para todos – como trabalhamos, como aprendemos, como ensinamos, como negociamos, como inventamos, como colaboramos, como lutamos em guerras e como combatemos crimes.”

Um país como o Brasil, com uma das mais jovens populações do mundo, com idade média de 32 anos, está envelhecendo antes de ter se desenvolvido e se autocondenando à vanguarda do atraso pelas opções mesquinhas, populistas e imediatistas que privilegiam a popularidade passageira à visão e construção de um projeto para a Nação. E tudo tem conspirado para que assim se mantenha.

Vivemos tempos em que fazer mais do mesmo, como temos feito, só nos distanciará ainda mais do País que um dia sonhamos e temos sido incompetentes para desenvolver. E nos condenando a sermos apenas um mercado consumidor com uma população relevante em tamanho, porém, na média, pobre, desassistida e sem vontade ou determinação.

Tudo isso apesar do privilegiado potencial nas áreas de energia limpa, solo, água e insolação que o País possui num momento em que esses recursos se tornam fundamentais para o futuro da humanidade.

Mas está claro que é preciso muito mais do que recursos naturais para construir o que queremos e precisamos. É preciso visão, grandeza, determinação e capacidade de integrar e pensar o longo prazo.

Nesse cenário, a tecnologia, o digital e a Inteligência Artificial reconfiguram toda a realidade em que estamos patinando na construção de um futuro melhor e mais bem distribuído.

Quem pode, desiste ou se protege e busca domicílio fiscal ou real em outras geografias como instrumento de distanciamento da desgastante realidade. Quem não pode ou não quer se acomoda e nem reclama ou se mobiliza por entender que assim é e assim será, sem se importar com o tóxico legado que estamos deixando para as futuras gerações.

Ao compararmos a história e a velocidade das mudanças recentes vividas por Coreia, Singapura, Indonésia e outros países, fica claro que é possível desde que, e somente se, existirem lideranças visionárias e integradas com o setor empresarial e privado com capacidade de transformar de forma estrutural e estratégica a realidade.

O mundo atual é complexo e desafiador demais para quem quer que seja imaginar que é possível mudar num ambiente polarizado e desintegrado e apenas com discursos ou boas intenções.

Cabe a reflexão e, principalmente, a ação para acordar para a realidade e o distanciamento que vivemos e que se amplia para buscarmos a solução na mobilização das lideranças empresariais dos mais diversos setores, segmentos e geografias para mudar o que aí está. E não perdermos nenhuma oportunidade para discutirmos um projeto para o que vem pela frente.

Estamos menores e cada vez mais distantes do futuro que um dia pensamos.

É preciso parar de sonhar e acordar para a realidade.

 Notas

  1. Nota pessoal. Incluímo-nos entre os cretinos, como recentemente o presidente nomeou aqueles que enxergam correlação direta entre discursos desconexos e o comportamento pífio da economia e as oscilações negativas dos indicadores econômicos de curto, médio e longo prazo.
  2. No dia 27 de junho, em São Paulo, a Gouvêa Ecosystem promoveu evento especial sobre impactos no mercado e no varejo globais e na realidade brasileira das transformações que acontecem na Ásia, com especial ênfase em China, Coreia e Singapura, onde estivemos recentemente em missões técnicas 360. O evento teve transmissão virtual e pode ser acessado por esse link.
  3. No Latam Retail Show, de 17 a 19 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados às discussões dos impactos das transformações no mercado, na geografia, na economia, no consumo e no varejo em diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios. Com a presença de líderes, marcas, iniciativas e cases que mostram caminhos já sendo percorridos na integração possível de negócios e desses setores para enfrentar os desafios à frente. O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não puder participar presencialmente. Os ingressos limitados e já estão disponíveis pelo site do evento.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Livo Ótica repagina pop-up e abre loja conceito na rua Oscar Freire em São Paulo

Próxima Postagem

Ypê transforma papelão reciclado em matéria-prima para novas embalagens

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem
Ypê transforma papelão reciclado em matéria-prima para novas embalagens

Ypê transforma papelão reciclado em matéria-prima para novas embalagens

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.