Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Fluxo de consumidores em alta indica retomada a níveis pré-pandemia

Pesquisa aponta que a moda foi a categoria com maior aumento no fluxo de consumidores, com 11%

Redação de Redação
30 de julho de 2021
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Recompra representa 60% da receita do varejo de moda, mostra pesquisa

O varejo brasileiro está retornando os níveis pré-pandemia, com o fluxo de consumidores em alta. É o que indica o levantamento do Índice de Performance do Varejo (IPV), organizado pela venture capital HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Na comparação com maio de 2021, o mês de junho teve um crescimento de 1,2% no fluxo de consumidores das lojas físicas e de 3% nos shopping centers. As lojas situadas nos centros de compras, em contrapartida, tiveram um leve recuo (-0,1%). Já as localizadas nas ruas subiram 1% no período.

Na análise regional das lojas físicas, o Sudeste foi a única com crescimento: 4,4%. O Centro-Oeste teve a pior queda, com -7,4%, seguido por Nordeste (-3,6%), Norte (-3,3%) e Sul (-2%). Entre os shopping centers, a movimentação no Nordeste foi 8,8% superior e no Sudeste, 4,5%. No Sul houve registro de -11,5%. Os centros de compras do Centro-Oeste e do Norte não tiveram amostragem significativa no levantamento.

Nas categorias, moda foi a que teve o maior aumento no levantamento mensal, com 11%. Drogaria subiu 7,4%, enquanto home center cresceu 5,4% e departamento subiu 2,2%. Beleza, por sua vez, teve a maior queda, com -15,6%. Também caíram eletroeletrônicos (-5,08%), utilidades domésticas (-4,1%), ótica (-0,8%) e calçados (-0,1%).

Crescimento do fluxo de consumidores

Os dados do IPV indicam que o varejo brasileiro demonstra uma consolidação em suas estratégias, conseguindo atrair os visitantes de volta num cenário de reabertura pós-pico da pandemia. O estudo também indica que as lojas físicas vêm passando uma imagem de proteção contra a pandemia.

O crescimento no fluxo de consumidores foi significativo na comparação com junho de 2020, quando o comércio brasileiro começava a reabrir as portas após dois meses de pandemia.

Houve crescimento de 184,5% no fluxo de consumidores nos shopping centers e de 63,4% nas lojas físicas. Os pontos de venda estabelecidos em centros de compra tiveram o maior salto, com 150,1%, enquanto os localizados em ruas caíram 8%.

Na análise regional, as lojas físicas localizadas no Sudeste tiveram o maior aumento, com 110,8%. No Nordeste, o crescimento foi de 60,5%, seguido pelo Sul, com 43,3%. O Norte cresceu 4,8% e o Centro-Oeste registrou -26,8%. O acumulado do ano no Brasil, contudo, ainda é negativo: -7,4%.

Entre os shopping centers, a região Sudeste teve um salto de 469,2%. No Sul aumentou 79,3% e no Nordeste, 44,7%. Os centros de compras localizados no Centro-Oeste e no Norte não tiveram amostragem significativa no levantamento. No acumulado do ano, a queda nacional é de -18,3%.

Entre as categorias, apenas três tiveram quedas na comparação com junho de 2020: departamento (-13,9%), home center (-13,6%) e drogaria (-1,7%). Ótica teve o maior aumento, com 210,8%, seguido por utilidades domésticas, com 202,8%, e moda, 152,5%. Também subiram: eletroeletrônicos (73,9%), departamento (22,7%) e beleza (5,2%).

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Carrefour planeja a conversão das lojas do Grupo Big

Próxima Postagem

Associação Comercial de São Paulo cria espaço para desenvolvimento de startups

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil
Economia

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital
Notícias

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda
Marcas

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás
Economia

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Associação Comercial de São Paulo cria espaço para desenvolvimento de startups

Associação Comercial de São Paulo cria espaço para desenvolvimento de startups

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.