A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, a BK Brasil anunciou sua nova vice-presidente de Marketing e Vendas; a Frigol confirmou seu novo coordenador de Comunicação Corporativa; e a Stoque anunciou seu novo diretor de Marketing e Cultura Organizacional.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
BK Brasil
O BK Brasil, máster franqueada das redes Burger King e Popeyes no Brasil, anunciou Juliana Cury como sua nova vice-presidente de Marketing e Vendas. A executiva, até então diretora de Marketing e Inovação, assume agora parte da área atualmente comandada por Ariel Grunkraut, que também lidera a frente de Tecnologia e se tornará CEO da companhia a partir de 2023.
No novo cargo, a executiva pretende estabelecer uma dinâmica ainda mais integrada e ágil de trabalho, impulsionando as estratégias de marketing com dados e tecnologia.
“Quero contribuir para a evolução do excelente trabalho que Ariel vem realizando na construção da marca Burger King no Brasil, com foco em agregar tecnologia para avançar em personalização e ampliar a presença da marca no país. Para Popeyes, vamos avançar na construção não só da marca, mas da categoria de frango frito no Brasil, com a meta de ser líder desse setor”, afirma Juliana.
Na BK Brasil desde 2021, Cury é formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM e tem pós-graduação em Administração de Empresas pelo Insper São Paulo. A executiva tem mais de 15 anos de experiência nas áreas de comunicação, publicidade e redes sociais.
Frigol
A Frigol acaba de anunciar a chegada de Elaine Daffara como a nova coordenadora de Comunicação Corporativa. Com mais de 18 anos de experiência na área, a profissional terá a missão de liderar a comunicação da empresa com seus diversos stakeholders.
“É muito gratificante assumir a missão de ser guardiã da reputação de uma empresa sólida como a Frigol, com forte presença no mercado nacional e exportadora para mais de 60 países, que segue crescendo de forma sustentável, pautada na inovação e na responsabilidade socioambiental”, afirma.
Daffara é jornalista formada pela Unesp e pós-graduada em Comunicação Institucional pela PUC-SP. No início da carreira, teve passagens pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela editora Alto Astral. Antes de assumir a coordenação da comunicação corporativa da Frigol, foi sócia da Favo Comunicação por 10 anos, época em que liderou a comunicação de mais de 30 empresas, desde startups a multinacionais.
Stoque
A Stoque, empresa de soluções de automação digital para processos e documentos, anunciou Amanda Furtado como nova diretora de Marketing e Cultura Organizacional. A profissional terá a missão de liderar ações voltadas para o engajamento das equipes, fortalecimento da cultura e aumento da performance da marca e operações de vendas.
Na empresa desde 2019, Furtado fez parte da estruturação dos processos comerciais e de vendas das unidades de impressão digital e automação, incluindo o software Ábaris. Ela também foi responsável por reformular o departamento de marketing com a visão voltada para o negócio e produto.
“As áreas de vendas e marketing me colocaram muito próxima à estratégia do negócio como um todo, me trouxeram uma experiência de operação e do que está acontecendo na ponta. Por isso, entendo que posso contribuir muito com o salto que o negócio pretende dar”, conta a diretora, que também integra o comitê executivo da companhia.
Formada em negócios internacionais pela Universidade FUMEC, Furtado tem ainda especialização em Gestão com ênfase em Marketing pela Fundação Dom Cabral. A executiva tem passagens pela Associação Amcham-Brasil e Ernst Young.
Genetec
Genetec, organização especializada em soluções unificadas de segurança pública e privada, anunciou a contratação de José Rodrigues da Silva Neto como novo gerente de Vendas para verticais de Varejo e Finanças.
“Atuando há mais de 25 anos no mercado de tecnologia, tenho hoje uma compreensão clara das necessidades dos clientes, especialmente dos usuários finais. Este conhecimento, somado à qualidade das soluções que a Genetec oferece, serão essenciais para que eu possa fazer bons negócios junto a estes dois segmentos”, afirma Neto.
Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial Brasil, o profissional acumula passagens por empresas como Itautec Informática, Intelis Automação de Sistemas, ADEMCO Security Group e Honeywell International.
NVIDIA
A NVIDIA, multinacional do segmento de tecnologia, anunciou a nomeação de Marcelo Pontieri como o novo diretor de Marketing para a América Latina e Marcel Saraiva como gerente de Vendas Enterprise no Brasil.
Há 10 anos na companhia, Pontieri foi responsável pelas estratégias de comunicação para diversas soluções da NVIDIA, incluindo inteligência artificial, visualização profissional, HPC e máquinas autônomas para a América Latina.
“O desenvolvimento de estratégias e comunicação da marca é um desafio contínuo, e fico feliz em assumir a direção da divisão regional e caminhar junto da NVIDIA para ajudar a construir o futuro da tecnologia”, afirma o profissional.
Com mais de 20 anos de experiência em negócios de TI, Marcel Saraiva liderou os negócios de canais da NVIDIA Enterprise nos últimos 2 anos, trabalhando em colaboração com o ecossistema de parceiros e gerando também aumento no número de negócios no país.
“É muito gratificante desenvolver tantos negócios e colher resultados junto da NVIDIA ao longo da jornada de inovação que a marca representa e traçou ao longo dos anos. Em especial, no mercado brasileiro, que oferece um grande potencial tecnológico com o uso de nossas soluções”, comenta Saraiva.
TP-Link
A TP-Link, empresa especializada em vendas de produtos para conectividade, anunciou a chegada do novo Country Manager da companhia no Brasil, Jacob Xiong.
O executivo, que assumiu a vice-presidência da companhia na América Latina em maio, agora lidera as operações em terras brasileiras com o objetivo de solidificar a imagem da TP-Link no mercado de conectividade e explorar novas áreas com potencial de crescimento para a fabricante chinesa.
Colaborador da TP-Link desde 2010, Xiong assumiu diferentes cargos de liderança ao longo dos anos. Iniciando sua trajetória como integrante da equipe de vendas da unidade internacional de negócios da marca, o executivo logo se destacou como gestor, exercendo a direção de diferentes filiais da TP-Link na Europa.
Imagens: Divulgação