A Tim anuncia a ampliação do seu projeto de combate à violência contra a mulher, em parceria com a plataforma Mulheres Positivas. Após transformar suas 158 lojas próprias no Brasil em locais seguros para mulheres em situações de risco, a iniciativa chega às revendas da operadora, que contarão com uma rede de apoio em mais 43 pontos de venda nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Paraíba, com funcionários e funcionárias capacitadas pela startup Livre de Assédio.
As revendas da Tim administradas pela Alegria Telecom e Sete Lan, presentes em 25 cidades, farão parte dessa nova fase do projeto. Elas já aparecem como “locais seguros” no Caminho Delas, função presente no aplicativo Mulheres Positivas, criado e idealizado pela empresária Fabi Saad, disponível para download gratuito para os sistemas iOS e Android.
“A expansão do Caminho Delas reflete o compromisso contínuo da Tim em desenvolver ações concretas para fazer a diferença na vida das mulheres, seja com empregabilidade, desenvolvimento de carreira ou estratégias para reforçar o combate à violência contra a mulher. Essa é uma questão urgente e que não pode esperar. Por isso, é tão relevante a mobilização da nossa rede comercial, ampliando o alcance da iniciativa”, comenta a diretora nacional de Vendas da Tim, Silmara Máximo.
O Caminho Delas é um mapa colaborativo com rotas seguras, mostrando ruas com menor índice de risco e ameaça para mulheres, com base em Inteligência Artificial e dados inseridos pelas próprias usuárias. As lojas da Tim e suas revendas participantes do projeto aparecem no mapa como pontos seguros.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apontaram aumento em diferentes tipos de violência contra a mulher em relação a 2023, incluindo feminicídios (alta de 0,8%), perseguição/stalking (alta de 34,5%) e estupro (alta de 6,5%).
Treinamento diferenciado
Para a ampliação do projeto, 350 funcionários e funcionárias dos parceiros comerciais da Tim receberam treinamento pela Livre de Assédio, startup que apoia a prevenção ao assédio sexual, moral e discriminação.
O grupo se junta a outras 2 mil pessoas da força de vendas própria da operadora, que já passaram por capacitação para atender às mulheres que procurarem suporte nas lojas em casos de assédio, violência física e outras situações de risco, oferecendo um smartphone para conexão e uma cartilha com informações e contatos de diversos canais públicos e entidades para denúncia.
“O objetivo é criar um ambiente mais seguro e uma rede eficiente de apoio para as mulheres, além de direcionar qual a melhor abordagem a ser utilizada quando uma mulher passa por qualquer tipo de violência”, afirma Ana Addobbati, CEO e fundadora da Livre de Assédio
Os treinamentos focaram na governança de cada equipe e criaram protocolos que garantem o sigilo, a segurança e o acesso à informação, permitindo que a vítima tenha a autonomia necessária para decidir como quer pedir ajuda.
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