McDonald’s inaugura restaurante sustentável na região da Avenida Paulista

Nova unidade tem estrutura em madeira inspirada no canteiro original da avenida e aproxima o público das ações socioambientais da empresa

A rede de fast-food McDonald’s inaugura nesta quarta, 30, um restaurante com foco em sustentabilidade na região da Avenida Paulista, centro de São Paulo. A unidade tem uma estrutura feita de madeira e materiais reciclados e reúne soluções como composteira para auxílio na gestão de resíduos orgânicos e frota elétrica para abastecimento, entre outras. O novo restaurante fica na Av. Bernardino de Campos, nº 307, e funciona 24 horas.

“Esse restaurante tangibiliza e comunica a visão que conduz o nosso negócio e nossa estratégia ESG, Receita do Futuro. Nele, aplicamos tudo o que desenvolvemos nos últimos anos e agregamos inovações sustentáveis que serão referência para nós, para o setor e para os consumidores daqui adiante. Essa inauguração representa o momento mais importante do nosso histórico de expansão desde a modernização dos restaurantes”, afirma Rogério Barreira, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s na América Latina e no Caribe.

O projeto estrutural, a execução e a montagem foram gerenciados pela Noah, startup que oferece soluções tecnológicas para a construção civil. A madeira engenheirada, produzida a partir de reflorestamento, possui uma tecnologia que consome menos energia na produção e uso, gera baixa quantidade de resíduos e tem a capacidade de armazenar o dióxido de carbono que seria emitido na atmosfera, acumulando 136 toneladas de CO2 no caso deste restaurante.

A arquitetura do novo McDonald’s foi planejada e executada pelo Superlimão, escritório de arquitetura especializado em inovação e projetos sustentáveis, considerando o menor impacto ambiental possível, integrando iniciativas que já faziam parte dos negócios da companhia e inovações que agregam mais sustentabilidade.

As paredes foram feitas de wood frame, que substituem materiais de aço e gesso, um método que evita resíduos de obra e mantém a durabilidade que o ambiente exige. As mesmas premissas de materiais ambientalmente responsáveis foram aplicadas no piso, que é feito com agregados de demolição como matéria-prima, além de revestimentos 100% reciclados nas paredes dos banheiros.

A nova unidade do McDonald’s conta, ainda, com aspectos que refletem o foco em circularidade, como os condutores, caixas de energia e arquibancadas, que contêm o termoplástico feito a partir de resíduos sólidos da UBQ, startup israelense parceira da Arcos Dorados desde 2020 na produção de bandejas. O quiosque de sobremesa, no lado externo, conta com estrutura de polipropileno 100% reciclada, que reaproveitou 450 kg de resíduos na sua fabricação.

Receita do Futuro

O restaurante sustentável do McDonald’s marca um novo momento na evolução da Receita do Futuro, estratégia de atuação socioambiental da empresa, e aproxima seus consumidores da plataforma ESG da companhia. A Arcos Dorados conta com uma lista com mais de 20 iniciativas sustentáveis mandatórias e sugeridas para serem implementadas em inaugurações e reformas realizadas pela empresa, incluindo a coleta de água da chuva e dos condicionadores de ar para reuso em descargas e irrigação, eficiência energética com isolamento térmico nos tetos e paredes e equipamentos eficientes, iluminação LED automatizada, etc.

Assim como cerca de 70% dos restaurantes operados pela Arcos Dorados, a nova unidade é abastecida por fontes limpas, com energia renovável gerada no Mercado Livre de Energia e 44 placas solares instaladas na cobertura. Além disso, esse novo restaurante conta com um sistema de controle do consumo de energia, que permitirá uma abordagem mais inteligente para a utilização do recurso.

Uma parceria com a Martin Brower, principal fornecedor de serviços de logística para cadeias de restaurantes em todo o mundo, também contribui para a redução da pegada de carbono da unidade, com uma frota 100% elétrica para abastecimento do restaurante.

Novos modelos de lixeiras foram instalados para estimular a separação adequada dos resíduos no momento de descarte, com o reforço de telas com orientações em vídeo para levar educação ambiental aos clientes. O restaurante detém o título de Aterro Zero, uma vez que os resíduos recicláveis são encaminhados para empresas de reciclagem, enquanto os não recicláveis são tratados por meio do coprocessamento com reaproveitamento energético, contribuindo com a redução das emissões de gases de efeito estufa. Já os resíduos orgânicos, gerados nos salões e na cozinha, serão processados por uma composteira instalada na unidade, os transformando em adubo que será utilizado no cultivo de temperos e ervas na Horta do Méqui, também implementada na unidade.

Ainda em linha com a gestão de resíduos, o restaurante integra um programa da Arcos Dorados em parceria com a startup social Comida Invisível de redução de desperdício nas cozinhas do McDonald’s que reflete na geração de menos resíduos orgânicos. A iniciativa conta com novos processos nos restaurantes para doação de ingredientes excedentes resultantes de sua produção, mas que ainda contém qualidade para consumo. Esses alimentos são separados, armazenados e, por meio da plataforma criada pela Comida Invisível, é doada a ONGs da cidade de São Paulo. O programa já ultrapassou 2 toneladas de alimentos doados, o que equivale a mais de 11 mil pratos de comida.

Os clientes que visitarem o novo restaurante do McDonald’s contarão com um ponto de coleta de pilhas e pequenos equipamentos eletroeletrônicos, que serão destinados à reciclagem. A unidade também oferecerá estacionamento de bicicletas e estação de bikes elétricas em parceria com a Tembici.

Marie Tarrisse, gerente sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da empresa, afirma que o restaurante reflete os pilares que guiam a estratégia ESG da Arcos Dorados. “São diversos aspectos, da obra aos serviços para o cliente, que colocam em prática a circularidade, o abastecimento sustentável e muitos outros conceitos que contribuem para o combate às mudanças climáticas. A Receita do Futuro é sobre isso, então nossos restaurantes também devem ser”, conta.

Com informações de Mercado&Food.
Imagens: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist