Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Portobello adota IA para fazer previsão de vendas e tem ganho de R$ 20 milhões com estoques

Tempo necessário para gerar previsões de vendas também foi reduzido em mais de 50%

Larissa Féria de Larissa Féria
30 de setembro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Portobello adota IA para fazer previsão de vendas e tem ganho de R$ 20 milhões com otimização de estoques

A rede de revestimentos Portobello Shop adotou um sistema de previsão de vendas e gestão de demanda baseado em Inteligência Artificial (IA). Antes, a empresa usava métodos tradicionais, como planilhas de Excel, focado principalmente na visão da indústria sobre os volumes de compra dos distribuidores. Esse modelo dificultava a adaptação às rápidas mudanças do mercado, como campanhas promocionais e variações de preço, e gerava problemas de rupturas de estoque e acúmulo excessivo de produtos.

“A implementação da IA veio justamente para resolver essas questões, permitindo uma visão mais precisa e ágil do comportamento de demanda, conectando de maneira eficaz nossas operações de vendas e supply chain às variáveis do mercado”, explica Ricardo Breda, head de S&OP da Portobello Shop.

Segundo Breda, a solução permitiu uma melhor integração entre as equipes de vendas, marketing e operações, resultando na redução de rupturas e na otimização de estoques, com uma economia de quase R$ 20 milhões. O tempo necessário para gerar previsões de vendas também foi reduzido em mais de 50%, trazendo agilidade ao processo de ajustes de rota, tanto para as áreas de vendas quanto para operações.

“Além disso, conseguimos incluir no processo produtos com histórico recente de vendas, algo que era um desafio significativo. E a melhoria nas previsões também impactou positivamente a satisfação dos nossos clientes, principalmente em relação ao cumprimento das datas de entrega, contribuindo para uma melhor experiência de compra até a entrega final”, diz Breda.

O modelo de lojas sem estoque físico, operando com o conceito de prateleira infinita, também foi beneficiado pela adoção da IA, que garantiu assertividade na previsão de vendas e estoques.

Portobello adota IA para fazer previsão de vendas e tem ganho de R$ 20 milhões com otimização de estoques“A partir do momento em que o pedido é confirmado, ele é rapidamente direcionado aos centros de distribuição, onde é separado e enviado ao cliente final. Além de melhorar a disponibilidade por meio de previsões mais precisas, queremos trazer interações mais personalizadas por meio de iniciativas de CRM, utilizando dados e IA, para oferecer recomendações customizadas de produtos e melhorar a experiência de compra”, explica Robert Nunes, CDO da Portobello Shop.

Nas lojas Portobello Shop, as vendas são realizadas por meio de um atendimento consultivo, permitindo que clientes conheçam detalhes dos produtos e tirem dúvidas. E a adoção da IA trouxe insights valiosos para que as equipes ofereçam uma experiência personalizada e eficiente.

“Com as tecnologias adotadas para otimizar prazos de entrega e a presença da rede de lojas em todo o Brasil, o conceito de showroom ganhou força e se consolidou, sem dúvida”, diz.

Alavanca de crescimento

Nos primeiros meses de testes, os testes trouxeram até 20% de melhora dos indicadores de acurácia, impulsionados pela melhoria nas previsões e na maior integração entre as alavancas de vendas e produção. Com o impacto positivo nas vendas, a ideia é expandir a aplicação da IA sua aplicação para outras áreas dentro da Portobello Shop e até mesmo no Grupo Portobello.

A empresa já está explorando a aplicação da tecnologia em áreas como CRM, com o objetivo de oferecer uma experiência de compra personalizada, e também na logística, para otimizar o processo de entrega ao cliente final.

“Estamos avançando para uma segunda etapa no projeto de previsão de vendas, integrando novas previsões no mesmo processo e endereçando as necessidades da área de supply chain, além de otimizar a logística, no last mile para melhorar a entrega ao cliente final”, diz Nunes.

Imagens: Ricardo Antunes e Jefferson Ohara/Divulgação

Postagem anterior

Acordamos e descobrimos que as bets são um pesadelo

Próxima Postagem

Cerca de 500 a 600 sites de apostas sairão do ar nos próximos dias

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano
Economia

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Cerca de 500 a 600 sites de apostas sairão do ar nos próximos dias

Cerca de 500 a 600 sites de apostas sairão do ar nos próximos dias

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.