Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É hora de inventar novos remédios, porque é grave a crise

Redação de Redação
30 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Luiz Alberto Marinho*

Quando a crise começou a mostrar as garras, no segundo semestre do ano passado, muitos optaram por manter o otimismo. Afinal, havia ainda uma eleição pela frente e apenas adivinhos (e dos bons!) seriam capazes de prever os rumos da economia em 2015.

No começo do ano, já com a presidente Dilma reconduzida ao Planalto, a esperança concentrava-se nas medidas do pacote de ajuste fiscal prometido pelo novo ministro da Fazenda. Apesar da rápida deterioração do cenário político, não foram poucos os que projetaram uma recuperação rápida do consumo ainda no 4º trimestre de 2015, apesar das vendas oscilantes dos primeiros meses do ano. Esses analistas baseavam-se no fato de que alguns dos principais indicadores relacionados ao consumo ainda estavam positivos – o principal entrave era a desconfiança crescente dos consumidores.

Neste momento, porém, já está suficientemente claro que a situação do varejo é pra lá de complicada. Os números mais recentes da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados pelo IBGE, mostram que em agosto as vendas nominais subiram somente 1,1%, o que significa na prática um recuo significativo, considerando uma inflação de 9,5%. As vendas reais, medidas pela PMC, caíram 6,9%, a quinta queda consecutiva na comparação do mês com mesmo mês do ano anterior. Os três setores que mais contribuíram para este resultado negativo foram super e hipermercados, móveis e eletrodomésticos, vestuário e calçados.

Os consumidores não estão reduzindo apenas a compra de produtos. Na área de serviços, a queda no faturamento é até maior. A Pesquisa Mensal de Serviços, também do IBGE, mostrou que as famílias brasileiras diminuíram nos últimos 12 meses (até agosto) em 4,3% a quantidade de visitas a cabeleireiros, manicures, restaurantes e cinemas, entre outros. Como os preços desses serviços subiram 8,2% no período, as vendas nominais ainda apresentaram crescimento de 3,9%.

Nos shopping centers o panorama foi ainda pior em agosto. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), as vendas nominais recuaram 5,8%, puxadas para baixo pelas lojas de artigos do lar, vestuário, calçados e entretenimento. A rigor, apenas perfumarias e óticas apresentaram pequeno crescimento nominal, entre 1% e 2%. Nos shoppings do Norte e Nordeste a queda chegou a 10,3%.

Confirmada a crise e suas assustadoras dimensões, cabe o debate – como os shoppings devem enfrentá-la? A principal arma utilizada em situações adversas tem sido a promoção, mas o sorteio de carros e prêmios similares parece desgastado e em geral não mobiliza contingente muito superior a 5% da base de clientes de um shopping. Liquidações e campanhas de ofertas devem espalhar-se pelo País, mas trazem com elas o efeito colateral de reduzir as margens dos lojistas, ampliando as solicitações de descontos em aluguéis.

O momento é de debruçar sobre as pranchetas para desenhar novas soluções. Afinal de contas, essa crise não parece querer despedir-se do nosso País tão cedo.

*Luiz Alberto Marinho ([email protected]) é sócio-diretor da GS&BW

Postagem anterior

NRF Big Show 2016 – aprendendo lições com o varejo norte-americano

Próxima Postagem

O pior Natal da década

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem

O pior Natal da década

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025
Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.