Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Multiplan vê lucro aumentar 369% após venda de torre em São Paulo

Redação de Redação
30 de outubro de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Multiplan (MULT3) registra lucro líquido

A Multiplan, uma das maiores empresas do setor de shopping centers do Brasil, dona de empreendimentos como o Morumbi Shopping, em São Paulo, e o Barra Shopping, no Rio de Janeiro, registrou lucro líquido de R$ 568,8 milhões no terceiro trimestre de 2020. O valor é o maior da história da companhia e representa um aumento de 368% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os resultados, divulgados pela empresa nesta quinta-feira (29), apontam para recordes também no Ebitda e no Fluxo de Caixa Operacional (FFO). Em todos os casos, os dados mostram o impacto positivo que conclusão da venda da Diamond Tower, em São Paulo, teve para a Multiplan.

O tempo de operação dos empreendimentos da companhia passou de 8,4% do horário regular no segundo trimestre de 2020 para 73,9% ao fim do terceiro, superando os 80% em outubro com a flexibilização de parte das restrições, que também contribui para a melhora no fluxo de pessoas. Os números atuais indicam que o início do quarto trimestre segue a tendência positiva do passado.

Dívidas renegociadas e juros baixos

No terceiro trimestre, o Ebitda foi de R$ 703,8 milhões, o mais alto na história da companhia, com uma margem de 68,9%. O resultado representa quase três vezes o Ebitda do mesmo período no ano anterior. Considerando os últimos 12 meses encerrados em setembro de 2020, o Ebitda somou R$ 1,48 bilhão, com aumento de 62,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro líquido totalizou R$ 568,8 milhões com 55,7% de margem no terceiro trimestre. Além da venda da Diamond Tower, que contribuiu com R$ 519,8 milhões, o resultado também foi positivamente impactado pela iniciativa de controle de custos da companhia e pela recente renegociação de dívidas, pré-pagamentos e redução da taxa básica de juros do Brasil (Selic), atualmente em 2% ao ano.

O Fluxo de Caixa Operacional (FFO) atingiu R$ 589,5 milhões, com 57,7% de margem. Também é o maior resultado da companhia, com aumento de 242,1% frente ao terceiro trimestre do ano passado. Considerando os últimos 12 meses encerrados em setembro de 2020, o FFO atingiu R$ 1,08 bilhão.

“Operando 51,7% do tempo do terceiro trimestre de 2019, geramos mais resultados de aluguel – 55,5% – por hora do que no ano anterior. A recuperação de vendas e tráfego possibilitou o menor custo de ocupação em um terceiro trimestre desde a abertura de capital, em 11,8%, comparável apenas ao custo historicamente menor apresentado nos quartos trimestres devido à temporada de Natal, e, o mais importante, certamente fazendo as nossas propriedades se tornarem pontos ainda mais atrativos para os lojistas também no curto prazo”, afirma Armando d’Almeida Neto, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores.

Vendas durante a pandemia

Em julho de 2020, apesar de operar por 21,9% do tempo regular pré-pandemia, as vendas dos lojistas atingiram 39,4% do resultado observado em julho de 2019. Agosto foi marcado pelo aumento do horário de funcionamento para 59,9% do tempo regular – beneficiado pela reabertura dos shoppings da cidade de Belo Horizonte e Canoas e pela retomada integral do horário de funcionamento dos shoppings na cidade do Rio de Janeiro.

Com as mudanças, as vendas dos lojistas alcançaram 63,2% na comparação com 2019. Setembro de 2020 confirmou a recuperação, e as vendas atingiram R$ 891,1 milhões, o que equivale a 74,6% do nível de 2019, com os shoppings funcionando por 73,9% do tempo regular.

Do dia 1º ao dia 25 de outubro, as vendas dos lojistas já registraram a maior marca desde 20 de março, atingindo 80,8% dos níveis do ano passado, beneficiadas pelo aumento no horário de funcionamento dos shoppings, que atingiu 84,8% no mês. A performance também foi impulsionada pelo Dia das Crianças, a primeira data comemorativa desde o início da pandemia em que todos os empreendimentos da Multiplan estavam em operação.

Para Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, esses resultados foram ainda muito impactados pelas restrições ao funcionamento dos shoppings durante o período. No entanto, os indicadores ao longo desses três meses sinalizam clara evolução, em especial a queda da inadimplência líquida pra 7,2%, um percentual ainda alto, porém bem menor que os 16,3% do segundo trimestre.

O especialista destaca, ainda, a manutenção do custo médio de ocupação dos lojistas em 11,8%, em função da redução dos custos de condomínio e descontos praticados em aluguel.

“O custo de ocupação é um índice que aponta qual percentual das vendas de uma loja é destinado para pagar aluguel, condomínio e fundo de promoção. Aos poucos, os shoppings vão recuperando fluxo e vendas, o que permite apostar em um fim de ano razoável. Por fim, vale lembrar que os shoppings mais consolidados no portfolio da Multiplan estão recuperando-se mais velozmente do que aqueles que enfrentam dificuldades de mercado, o que é uma dinâmica presente também em outras redes”, conclui.

Iniciativas digitais

O terceiro trimestre foi marcado pelo aniversário de um ano do super aplicativo Multi e pela aceleração de lançamentos no aplicativo. O Multi tem, hoje, oito vezes mais usuários ativos do que no mesmo período do ano passado. Até o dia 5 de novembro, a companhia lança a função marketplace no aplicativo em sete novos shoppings e chega à Black Friday com 16 shoppings integrados à funcionalidade, que permite realizar compras com entrega no mesmo dia. No último trimestre, o Multi atingiu a marca de 44 mil produtos de diferentes segmentos disponíveis para compra pelo superapp.

No período, seguindo a estratégia de fortalecer a atratividade de seus centros comerciais através da complementaridade e conveniência da experiência digital, a Multiplan, através da Delivery Center, anunciou duas novas parcerias: com a B2W e com o Google. Já em outubro, a Companhia anunciou um novo aporte na Delivery Center.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Nespresso Professional investe em ações de apoio setor de cafeterias e restaurantes

Próxima Postagem

AliExpress prepara festival de ofertas gigante e traz novidades ao Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs
ESG

Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
Próxima Postagem
AliExpress prepara festival de ofertas gigante e traz novidades ao Brasil

AliExpress prepara festival de ofertas gigante e traz novidades ao Brasil

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.