Multiplan vê lucro aumentar 369% após venda de torre em São Paulo

A Multiplan, uma das maiores empresas do setor de shopping centers do Brasil, dona de empreendimentos como o Morumbi Shopping, em São Paulo, e o Barra Shopping, no Rio de Janeiro, registrou lucro líquido de R$ 568,8 milhões no terceiro trimestre de 2020. O valor é o maior da história da companhia e representa um aumento de 368% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os resultados, divulgados pela empresa nesta quinta-feira (29), apontam para recordes também no Ebitda e no Fluxo de Caixa Operacional (FFO). Em todos os casos, os dados mostram o impacto positivo que conclusão da venda da Diamond Tower, em São Paulo, teve para a Multiplan.

O tempo de operação dos empreendimentos da companhia passou de 8,4% do horário regular no segundo trimestre de 2020 para 73,9% ao fim do terceiro, superando os 80% em outubro com a flexibilização de parte das restrições, que também contribui para a melhora no fluxo de pessoas. Os números atuais indicam que o início do quarto trimestre segue a tendência positiva do passado.

Dívidas renegociadas e juros baixos

No terceiro trimestre, o Ebitda foi de R$ 703,8 milhões, o mais alto na história da companhia, com uma margem de 68,9%. O resultado representa quase três vezes o Ebitda do mesmo período no ano anterior. Considerando os últimos 12 meses encerrados em setembro de 2020, o Ebitda somou R$ 1,48 bilhão, com aumento de 62,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro líquido totalizou R$ 568,8 milhões com 55,7% de margem no terceiro trimestre. Além da venda da Diamond Tower, que contribuiu com R$ 519,8 milhões, o resultado também foi positivamente impactado pela iniciativa de controle de custos da companhia e pela recente renegociação de dívidas, pré-pagamentos e redução da taxa básica de juros do Brasil (Selic), atualmente em 2% ao ano.

O Fluxo de Caixa Operacional (FFO) atingiu R$ 589,5 milhões, com 57,7% de margem. Também é o maior resultado da companhia, com aumento de 242,1% frente ao terceiro trimestre do ano passado. Considerando os últimos 12 meses encerrados em setembro de 2020, o FFO atingiu R$ 1,08 bilhão.

“Operando 51,7% do tempo do terceiro trimestre de 2019, geramos mais resultados de aluguel – 55,5% – por hora do que no ano anterior. A recuperação de vendas e tráfego possibilitou o menor custo de ocupação em um terceiro trimestre desde a abertura de capital, em 11,8%, comparável apenas ao custo historicamente menor apresentado nos quartos trimestres devido à temporada de Natal, e, o mais importante, certamente fazendo as nossas propriedades se tornarem pontos ainda mais atrativos para os lojistas também no curto prazo”, afirma Armando d’Almeida Neto, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores.

Vendas durante a pandemia

Em julho de 2020, apesar de operar por 21,9% do tempo regular pré-pandemia, as vendas dos lojistas atingiram 39,4% do resultado observado em julho de 2019. Agosto foi marcado pelo aumento do horário de funcionamento para 59,9% do tempo regular – beneficiado pela reabertura dos shoppings da cidade de Belo Horizonte e Canoas e pela retomada integral do horário de funcionamento dos shoppings na cidade do Rio de Janeiro.

Com as mudanças, as vendas dos lojistas alcançaram 63,2% na comparação com 2019. Setembro de 2020 confirmou a recuperação, e as vendas atingiram R$ 891,1 milhões, o que equivale a 74,6% do nível de 2019, com os shoppings funcionando por 73,9% do tempo regular.

Do dia 1º ao dia 25 de outubro, as vendas dos lojistas já registraram a maior marca desde 20 de março, atingindo 80,8% dos níveis do ano passado, beneficiadas pelo aumento no horário de funcionamento dos shoppings, que atingiu 84,8% no mês. A performance também foi impulsionada pelo Dia das Crianças, a primeira data comemorativa desde o início da pandemia em que todos os empreendimentos da Multiplan estavam em operação.

Para Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, esses resultados foram ainda muito impactados pelas restrições ao funcionamento dos shoppings durante o período. No entanto, os indicadores ao longo desses três meses sinalizam clara evolução, em especial a queda da inadimplência líquida pra 7,2%, um percentual ainda alto, porém bem menor que os 16,3% do segundo trimestre.

O especialista destaca, ainda, a manutenção do custo médio de ocupação dos lojistas em 11,8%, em função da redução dos custos de condomínio e descontos praticados em aluguel.

“O custo de ocupação é um índice que aponta qual percentual das vendas de uma loja é destinado para pagar aluguel, condomínio e fundo de promoção. Aos poucos, os shoppings vão recuperando fluxo e vendas, o que permite apostar em um fim de ano razoável. Por fim, vale lembrar que os shoppings mais consolidados no portfolio da Multiplan estão recuperando-se mais velozmente do que aqueles que enfrentam dificuldades de mercado, o que é uma dinâmica presente também em outras redes”, conclui.

Iniciativas digitais

O terceiro trimestre foi marcado pelo aniversário de um ano do super aplicativo Multi e pela aceleração de lançamentos no aplicativo. O Multi tem, hoje, oito vezes mais usuários ativos do que no mesmo período do ano passado. Até o dia 5 de novembro, a companhia lança a função marketplace no aplicativo em sete novos shoppings e chega à Black Friday com 16 shoppings integrados à funcionalidade, que permite realizar compras com entrega no mesmo dia. No último trimestre, o Multi atingiu a marca de 44 mil produtos de diferentes segmentos disponíveis para compra pelo superapp.

No período, seguindo a estratégia de fortalecer a atratividade de seus centros comerciais através da complementaridade e conveniência da experiência digital, a Multiplan, através da Delivery Center, anunciou duas novas parcerias: com a B2W e com o Google. Já em outubro, a Companhia anunciou um novo aporte na Delivery Center.

Imagem: Reprodução

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