A Aramis Inc., dona das marcas Aramis e Urban Performance, é uma das empresas que mais crescem no Índice de Transparência da Moda (ITM), do movimento Fashion Revolution. A empresa alcançou a 7ª posição no resultado geral do ITM 2023.
“Somos uma companhia de moda que está sempre atenta às tendências do mercado e da sociedade. Hoje, mais do que nunca, as políticas socioambientais estão em pauta não só por seu impacto, mas também por conta dos consumidores que estão cada vez mais atentos e criteriosos com as marcas que consomem. Por isso, a agenda ESG está inserida diretamente no planejamento estratégico da Aramis Inc e seguimos investindo diariamente para evoluir e proporcionar reflexões através de ações, discussões e projetos que fomentem uma indústria da moda e uma sociedade mais responsável. O resultado do ITM deste ano mostra que estamos no caminho certo”, afirma Richard Stad, CEO do grupo Aramis Inc.
Em 2021, quando estreou no ITM, a Aramis ficou quase 10 pontos percentuais acima da média das empresas participantes. No ano seguinte, a companhia apresentou um avanço na pontuação, com um aumento de 15 pontos percentuais em relação aos dados de 2021 e o alcance de 42% de média de transparência.
O que é o Índice de Transparência?
O ITM analisa grandes marcas e varejistas de moda que operam no País e as classifica de acordo com o nível de informações que divulgam publicamente sobre suas políticas, práticas e impactos nos direitos humanos e meio ambiente. O questionário é dividido em cinco seções: Políticas e Compromissos; Governança; Rastreabilidade; Conhecer, comunicar e resolver e Tópicos em destaque.
Neste ano, a Aramis Inc obteve resultados acima da média geral em todos eles, com avanços mais significativos em Políticas e Compromissos e Rastreabilidade.
A empresa participou da produção do Guia das Emissões de Gases de Efeito Estufa, uma iniciativa da ABVTEX, Abit e Senai. Nele, são divulgadas boas práticas, desafios e instruções para incentivar varejistas menores a mapearem e gerenciarem suas emissões de gases de efeito estufa.
Neste ano, a Aramis também passou a integrar o Pacto Global da ONU no Brasil, uma iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa que mobiliza a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
A empresa publica seu Relatório de Sustentabilidade anualmente para dar transparência a políticas e processos internos e divulgar a agenda de sustentabilidade, com seus principais dados e indicadores sobre as diferentes iniciativas. Em 2022, a companhia passou a integrar o pool de marcas que apoiam o Sou de Algodão, movimento que busca conscientizar toda a cadeia de moda sobre a relevância do algodão para o mundo e a importância do incentivo às práticas responsáveis no setor.
Além disso, o grupo Aramis Inc. contribui com a iniciativa Open Supply Hub, uma plataforma global colaborativa de mapeamento de cadeias de fornecimento, e é signatária do Programa ABVTEX, liderado pela associação, para somar forças no combate ao trabalho análogo ao escravo e infantil na cadeia do varejo de moda.
Errata: A Aramis Inc. havia informado inicialmente que era a empresa que mais havia crescido no Índice de Transparência da Moda deste ano. A empresa, na verdade, está entre as que mais cresceram, mas não no primeiro lugar nesse quesito. A informação foi corrigida.
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