Empreendedorismo feminino é um tema que vale bons artigos para desbravar oportunidades, desafios e apresentar dicas preciosas para quem está com a pulga atrás da orelha pensando em dar o primeiro passo.
Quem nunca? Muitas de nós já se pegaram pensando em empreender, principalmente com a explosão dos negócios nas redes sociais, entrar para o fantástico mundo do empreendedorismo e ainda passar o dia nas redes sociais. Parece um sonho!
Porém, tudo isso não é tão simples assim. Veja, para empreender, é preciso atravessar o vale das dúvidas, ansiedades e desafios com uma mochila nas costas cheia de coragem, determinação, perseverança, persistência e muita vontade de fazer acontecer.
Não importa se o seu negócio digital será um e-commerce, um portal de cursos, um serviço online, um blog ou se tiver outro formato. A tecnologia é um grande acelerador e um atalho para o empreendedorismo e seus negócios. A maneira como a ideia será executada e a sua dedicação farão toda a diferença para o sucesso.
A era digital seduziu muitas empreendedoras, mostrando o lado da comodidade, flexibilidade de horários, possibilidade de ganhos e a busca do prazer e da satisfação de empreender. E tem muito espaço ainda para inovação e para crescer.
As atenções e os dedinhos ansiosos das pessoas estão voltados para as redes sociais, para as ofertas e para o que os outros estão falando que é bom e, assim, despertando o desejo de consumir. Com um bom planejamento, podemos ganhar muito dinheiro passando horas nos dedicando ao online, essa é a grande verdade.
Tudo que é novo é desafiador, e o medo muitas vezes toma conta e sobrepõe a vontade de agir e de ousar, por isso vamos deixar aqui algumas dicas úteis para você refletir e que poderão ajudar no encaminhamento das suas aspirações:
1 – O negócio online é tão sério quanto um negócio físico: requer responsabilidade e determinação para fazer dar dinheiro;
2 – Estude as suas habilidades e analise as tendências de mercado: investigue qual tendência do mercado digital mais combina com você;
3 – Apareça nas redes sociais, mostre quem você é o que você pensa: construa conteúdos relevantes com base nos seus conhecimentos;
4 – Seu negócio físico pode virar digital?: sim, você precisa fazer um plano de negócios para encontrar um espaço para o seu negócio físico ganhar vida no digital;
5 – Corra atrás de parcerias: busque parcerias para fazer trocas e alavancar negócios;
6 – O segredo é ousar: sem medo de ousar! Hoje em dia é muito mais fácil quebrar barreiras! Grave vídeos, escreva e inspire outras mulheres a fazerem também;
7 – Sem medo de ser feliz: vamos planejar, documentar e dar a largada, porque o tempo de espera é prejuízo financeiro.
Tire os seus sonhos da gaveta! Com pouco valor para investir, já dá para começar um novo negócio. O empreendedorismo feminino é uma das maiores forças do Brasil, mas nós ainda temos muito o que explorar!
Patrícia Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagem: Bigstock