A rede de varejo de proximidade Oxxo abriu, em junho deste ano, as duas primeiras unidades na cidade de São Paulo. As primeiras lojas estão localizadas na Avenida Padre Antônio José dos Santos, em Cidade Monções, e na Rua Tabapuã, no Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo.
A Mercado&Consumo vem reprisando entrevistas e reportagens que estiveram entre as mais lidas do ano de 2021 na plataforma e a chegada da Oxxo à capital se destacou entre os leitores.
O head de Consultoria da Gouvêa Consulting, Alexandre Machado, esteve presente na inauguração da unidade do Itaim. “A loja cumpre a missão de atender diversos momentos e necessidades dos consumidores que buscam nas lojas de proximidade uma solução fácil, rápida e muito competitiva”, analisa.
Segundo Machado, o conceito de proximidade está cada vez mais popular e crescente no Brasil. “É uma ótima iniciativa para as empresas de varejo diversificarem sua atuação e, com isso, capturar ainda mais valor na relação com os consumidores. E temos contribuído para que essa estratégia sirva para qualquer segmento de varejo”, afirma o consultor.
A marca pertence ao Grupo Nós, joint venture da Raízen e Femsa Comercio, e chegou ao Brasil no ano passado pela cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Com a expansão, o Oxxo dá seguimento ao projeto de expansão em bairros de grande circulação, como arredores de estações de metrô e terminais de ônibus.
“Nossa chegada à São Paulo é marcada pela presença nas zonas sul e central. São áreas que nos proporcionam estar mais perto das pessoas, atender a todos que estão trabalhando de casa ou nos escritórios. Neste momento atípico que vivemos, seguimos fiéis ao nosso propósito, de estar cada vez mais próximos dos nossos clientes, 24 horas por dia, facilitando o cotidiano para que eles tenham uma vida melhor. O mercado Oxxo é a maior rede de proximidade da América Latina e chega à maior cidade do País oferecendo todos os seus diferenciais: praticidade, agilidade e preço justo”, diz o CEO do Grupo Nós, Rodrigo Patuzzo.
O mercado Oxxo atua com dois segmentos de loja que se adequam ao entorno. Por meio do uso de ferramentas de inteligência e geofusion, a marca consegue mapear toda a região e oferecer uma proposta mais adequada, o que reflete no sortimento de produtos e no layout da unidade. Assim, as lojas oferecem também momentos para pausas no expediente, disponibilizando comidas práticas, bebidas geladas e lanches, além de mercados mais completos, com itens de reposição para o lar, como produtos de limpeza e alimentos.
Sete necessidades do consumidor
A empresa diz que um dos diferenciais do Oxxo é atender a sete necessidades do consumidor: reposição de produtos; comida em casa para o preparo do dia a dia; reunião para socializar; comida prática para consumir em casa ou levar para o trabalho; lanche; sede para satisfazer a necessidade imediata; e otimização do tempo, para adquirir produtos de maneira simples e rápida.
Assim, a marca possui produção própria de pães, além de um foodservice completo com salgados, sanduíches, pizzas, refeições prontas, sobremesas e bebidas variadas, como sucos, refrigerantes, água e cervejas, prontas para consumo na hora, devido ao sistema especial de abastecimento das geladeiras, o Walk In Cooler. Com ele, a reposição dos produtos é feita por trás, garantindo que as bebidas na frente sejam sempre as com mais tempo de refrigeração. Itens de bomboniere estão presentes, bem como higiene e limpeza – além de, hortifruti com maior ou menor destaque, dependendo da região.
A marca Oxxo foi criada pela FEMSA Comercio, no México, em 1978, e é um dos maiores varejistas do mundo, com mais de 19 mil lojas no Chile, Colômbia, Peru e Brasil. Hoje, abre aproximadamente 1000 lojas por ano.
Esta reportagem foi publicada originalmente na Mercado&Consumo em 24 de junho de 2021.
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