O presidente russo, Vladimir Putin, transferiu ações da joint venture russa da cervejaria AB InBev para uma gestão temporária estatal, de acordo com um decreto publicado em um site do governo russo hoje.
A maior cervejaria do mundo, que detinha 50% da joint venture em parceria com a turca Anadolu Efes, anunciou em abril de 2022 que venderia sua participação no empreendimento para a cervejaria turca Anadolu Efes, a fim de sair da Rússia após a invasão da Ucrânia pelo país. Por sua vez, o acordo foi rejeitado pelas autoridades russas no início de 2024.
O decreto publicado hoje trata da “introdução de alterações na lista de bens móveis e imóveis, títulos, ações do capital autorizado (ações) de pessoas jurídicas russas e direitos de propriedade em relação aos quais é introduzida a gestão temporária” ao governo russo, o que é permitido no país desde abril de 2023.
O decreto afirma que 15.831.786.776 ações ordinárias e 92.943 ações privilegiadas do empreendimento AB Inbev/Anadolu Efes foram colocadas sob a gestão do grupo de empresas Vmeste, uma entidade constituída em Moscou em agosto passado.
Desde o início da invasão da Ucrânia, a Rússia tem tomado o controle temporário de subsidiárias locais de diversas empresas internacionais, como Carlsberg e Danone. Essas empresas, porém, conseguiram retomar a administração de suas operações antes de venderem as unidades a compradores autorizados pelo Kremlin.
Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Andrade).
Imagem: Shutterstock