Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

O que o varejo deve saber sobre multipolarização 4.0 e reposicionamento de marca

No bloco temático "Disrupção competitiva", painelistas apresentam dicas e cases de sucesso do setor

Isis Brum de Isis Brum
31 de janeiro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt - Retail Trends 2024

Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt

Movimento disruptivo é aquele que interrompe o curso normal de um processo. E o varejo, hoje, vivencia plenamente esta onda, estimulado pelas inovações tecnológicas, pela mudança dos hábitos de consumo das novas gerações, pela integração dos serviços e de sua cadeia valores sustentada pela vertical de sustentabilidade. Entre outras demandas, essas elencadas – por si sós – convidam o varejista a mudar sua perspectiva de negócio e, talvez, avaliar o momento de se reposicionar diante do mercado.

Eduardo Yamashita, diretor de Operações (COO) da Gouvêa Ecosystem, e Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, consolidaram o aprendizado na NRF 2024 no bloco temático “Disrupção competitiva”, na manhã desta quarta-feira, 31, no evento Retail Trends – Pós NRF, promovido pela Gouvêa Experience. A MERCADO&CONSUMO faz uma cobertura especial desta edição, realizada presencialmente no Teatro Bradesco, em São Paulo, e também online para os inscritos.

Multipolarização 4.0

Em sua apresentação, Yamashita comentou sobre os varejistas que não acompanharam as transformações do setor e se perderam entre dois polos: o do valor – entregar mais, sem perda de qualidade, com menos custo – e o da experiência memorável do consumidor, cujas estratégias exigem investimentos mais elevados tanto para a operação quanto para o cliente.

Mas isso foi no passado. Quem perdeu esse trem da história precisa se atualizar rapidamente, porque a nova estação é multipolarizada. É preciso ficar atento também à entrega de soluções e à conveniência.

Segundo o COO da Gouvêa Ecosystem, para que uma empresa seja um player relevante, é preciso ser referência em um desses quatro polos: valor, experiencia, solução ou conveniência. Entretanto, para transformar os hábitos de consumo  – e se tornar disruptiva – é preciso ganhar da concorrência em mais de um.

Yamashita alerta sobre a importância da estratégia e do planejamento ao fazer movimentos disruptivos, uma vez que alinhar os objetivos da companhia a outros polos pode gerar conflitos.

Como exemplo, o executivo cita o case apresentado na NRF 2024 da BJ Wholesale. O CEO da empresa, Robert Eddy, acredita que o preço sempre vence no varejo. Por isso, o objetivo da BJ é “entregar produtos incríveis com o menor preço e da forma mais conveniente possível, considerando a nossa proposta de valor”. Portanto, para o executivo, é muito claro que, se a conveniência ou a experiência memorável conflitar com o preço, o valor da empresa (entrega mais barata) vence.

Reposicionamento

Certamente, compreender os motores do varejo moderno leva à pergunta que Lyana Bittencourt lançou aos participantes sobre “quando é a hora de se reposicionar?“.

Para ela, o empreendedor deve estar muito atento a oito situações – às quais soam como provocações – internas e externas à empresa:

  • Mudanças na dinâmica do mercado: surgimento de novas necessidades e comportamentos dos consumidores – e abertura para atender novos segmentos;
  • Revitalização da oferta: inclusão de novas tecnologias e inovação da oferta, com disposição para integrar a transformação digital no negócio;
  • Otimização financeira e operacional: melhora da lucratividade e foco em clientes com margens maiores, buscando formas de simplificar operações com foco no público-alvo ou em segmentos mais eficientes de mercado;
  • Aumento da pressão competitiva: necessidade de diferenciação, o que exige redefinição da proposta de valor exclusiva e respostas a novos entrantes e às tecnologias disruptivas;
  • Mudanças regulatórias ou ambientais: adaptação às demandas de sustentabilidade e padrões mais conscientes de atuação;
  • Rebranding: rejuvenescimento da marca, tornando-a a mais atrativa e relevante no mercado e, dessa forma, alcançar novos clientes;
  • Expansão para novos mercados: adaptação aos mercados de destino e conexão com o mercado local para garantir competitividade; e
  • Mudanças de objetivos de visão dos negócios: novo direcionamento estratégico das companhias.

Lyana apresentou sete cases de sucesso de marcas que se reposicionaram no mercado e voltaram ao mercado com relevância. Um dos grandes exemplos é a joalheria de luxo Swarovski. Após sete anos em crise, a marca se reestruturou, inaugurou uma flagship na 5ª Avenida, em Nova York, e foi eleita uma das mais influentes no mercado norte-americano este ano.

Para finalizar, ela apresentou o resumo de oito passos para uma jornada de sucesso e de perenização das marcas. O primeiro deles é analisar o mercado e a concorrência, depois, compreender qual percepção a marca possui no momento atual. Em terceiro lugar, é preciso definir objetivos claros, em seguida, desenvolver uma nova proposta de valor para, no quinto momento, avaliar as estratégias de reposicionamento e rebranding. Para que as transformações se concretizem com bons resultados, é essencial treinar e envolver os colaboradores, apresentando às equipes a nova cultura corporativa. Por fim, é necessário monitorar as mudanças e fazer ajuste contínuo das estratégias para, enfim, executá-las com sucesso.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Allos reitera que sinergias esperadas com fusão são de R$ 180 mi a R$ 210 mi até 2028

Próxima Postagem

PGR abre procedimento administrativo sobre possíveis práticas anticoncorrenciais em cartões

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem
Inovação

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%
Economia

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café
Economia

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA
Economia

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição
Notícias

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história
Economia

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
PGR abre procedimento administrativo sobre possíveis práticas anticoncorrenciais em cartões

PGR abre procedimento administrativo sobre possíveis práticas anticoncorrenciais em cartões

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.