A rede de franquias de docerias Sodiê Doces lançou um aplicativo para entrega de doces e salgados. A marca foi criada em 1997, em um imóvel de 20 m², na cidade de Salto, no interior de São Paulo, por Cleusa Maria, que já foi boia-fria e empregada doméstica. Em entrevista ao Sebrae, ela contou como começou. “Um dia, uma antiga patroa precisou de ajuda para fazer um bolo. Mas eu nunca tinha feito um bolo na vida. Ela me ensinou os detalhes e comecei a fazer bolos e doces e vender no bairro. Naquela época, há 19 anos, eu comprei mesas, uma vitrine e comecei a vender bolo em Salto, interior de São Paulo. Foi a minha primeira loja”, disse.
A empresa de Cleusa Maria hoje tem 300 unidades franqueadas em doze estados. Do surgimento até hoje, as tecnologias se desenvolveram e surgiu uma demanda por parte dos clientes mais jovens para a criação de um meio digital para fazer pedidos. Daí surgiu a ideia de criar um aplicativo.
No app estão a venda os mesmos produtos das lojas físicas, divididos nas mesmas categorias, como bolos especiais, doces, salgados, kit festa, zero açúcar, entre outras. O pagamento pode ser realizado online por cartões de débito ou crédito ou ainda em dinheiro, no momento da entrega. Os clientes podem optar por receber os doces ou salgados ou retirar nas lojas físicas da rede.
O dispositivo conta com geolocalização, que indica as três unidades mais próximas do local onde o consumidor se encontra, além de calcular o tempo do percurso, através da integração com aplicativos de trânsito.
Os pedidos feitos até as 12h podem ser retirados ou recebidos em duas horas. Os que forem feitos após este horário são agendados para o dia seguinte, em horário escolhido pelo usuário.
A empresa optou pelo desenvolvimento de um aplicativo próprio, pois tem padrões próprias para a venda e entrega dos produtos, por meio das franquias. A terceirização gera uma variação muito grande no tempo de entrega.
“Com essa novidade, a expectativa é a de aumentar ainda mais as vendas para os nossos franqueados, sem contar a rapidez nos pedidos e nas entregas”, falou Cleusa Maria da Silva, em comunicado.
O objetivo do lançamento é não apenas aumentar a receita, mas estreitar a relação entre os consumidores e as unidades franqueadas, servindo de meio para a coleta de sugestões. O app conta com um formulário, no qual podem ser feitas avaliações e sugestões. O usuário que fizer o download do aplicativo ganhará com o recebimento de notificações de lançamentos e promoções relâmpago.
*Informações retiradas do Portal Exame
*Imagem reprodução